sábado, 29 de maio de 2010

Carlos Gardel, Cantando.

Achamos "El Viejo", vamos al "vino".

Carlos Gardel - Por Una Cabeza

Porque hoje é sabado, dia nublado na capital guasca.

Olhando o Guaiba ao longe e Por uma Cabeça que que chove daqui a pouco.

Quem souber a letra , que cante e dance.

Bancada ruralista quer decidir sobre o Código Florestal


Agronegócio quer devastar mais e mais

Na próxima terça-feira, dia 1º de junho, nossas florestas irão sofrer um ataque perigoso. Deputados da famigerada bancada ruralista estão tentando destruir o nosso Código Florestal, buscando reduzir dramaticamente as áreas protegidas, incentivando o desmatamento e os crimes ambientais.

O que é mais revoltante, é que os responsáveis por revisar essa importante lei são justamente os ruralistas representantes do grande agronegócio. É como deixar a raposa cuidando do galinheiro.

Há um verdadeiro risco da Câmara aprovar a proposta ruralista – mas existem também alguns deputados que defendem o Código e outros estão indecisos. Nos próximos dias, uma grande mobilização contra tentativas de alterar o Código, pode ganhar o apoio dos indecisos.

Enquanto o mundo todo defende a proteção do meio ambiente, um grupo de deputados está fazendo exatamente o contrário: entregando de mão beijada as nossas florestas para os maiores responsáveis pelo desmatamento do Cerrado e da Amazônia. Eles querem simplesmente garantir a expansão dos latifúndios, quando na verdade uma revisão do Código deveria fortalecer as proteções ao meio ambiente e apoiar pequenos produtores e o extrativismo sustentável.

As propostas devastadoras incluem:

- Reduzir a Reserva Legal na Amazônia de 80% para 50%

- Reduzir as Áreas de Preservação Permanente como margens de rios e lagoas, encostas e topos de morro

- Anistia aos crimes ambientais, sem exigir o reflorestamento da área devastada

- Transferir a legislação ambiental para a esfera estadual e municipal, removendo o controle federal e facilitando decisões que favoreçam o agronegócio e a devastação dos biomas

Essa não é uma disputa entre ambientalismo versus desenvolvimento econômico, um estudo recente mostra que o Brasil ainda tem 100 milhões de hectares de terra disponíveis para a agricultura, sem ter que desmatar um único hectare da Amazônia.

A proteção das florestas e comunidades rurais dependem do Código Florestal, assim como a prevenção das mudanças climáticas e a luta contra a desigualdade do campo.


Repescado do Combativo sociólogo Cristóvão Feil no Diário Gauche




terça-feira, 25 de maio de 2010

Serra, a camisinha chinesa e o porquinho brasileiro


vídeo de um trecho da palestra de Serra hoje na CNI, emendado com uma declaração sua sobre a gripe suína, já conhecida por muitos. Não é preciso descrever. Basta ouvir. Este é o “preparado”? Valha-me Deus!
Não esqueçam dele

A NOVA DIREITA


Por Leandro Fortes, do blog Brasília, eu vi

.Três eventos distintos, separados em períodos esparsos, definiram nos últimos meses o arrazoado doutrinário e os modos da nova direita brasileira, remodelada em forma e conteúdo, mas não nas intenções, como era de se esperar. Aterrissaram em sua pista dourada intelectuais do calibre de Fernando Gabeira, Ferreira Gullar, Nelson Motta e Arnaldo Jabor, grupo ao qual se agregou, para estupefação do humor, o humorista Marcelo Madureira, do abismal Casseta & Planeta. Essa nova direita, cheia de cristãos novos e comunistas arrependidos tem no DNA um instinto de sobrevivência mais pragmático, gestado nos verdadeiros interesses em jogo, não mais na espuma do gosto popular. Não por outra razão, se ancora menos na ação parlamentar e mais na mídia, onde mantém brigadas de colunistas, e onde também atua, nas redações, de cima para baixo, de modo a estabelecer um padrão único de abordagem sobre os temas que lhe dizem respeito: dinheiro, liberdade irrestrita de negócios, dominação de classe, individualismo, acúmulo de riqueza e concentração fundiária.

Os três eventos aos quais me refiro causaram um razoável revertério na estratégia de comunicação social bolada por esse grupo neoconservador tupiniquim montado na rabeira da história dos neocons americanos. Senão, vejamos:

A surpreendente confissão de Maria Judith Brito, presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ)

“A liberdade de imprensa é um bem maior que não deve ser limitado. A esse direito geral, o contraponto é sempre a questão da responsabilidade dos meios de comunicação. E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. E esse papel de oposição, de investigação, sem dúvida nenhuma incomoda sobremaneira o governo.”

Judith, autora da fala acima, primeira mulher a assumir a presidência da ANJ, é diretora-superintendente do Grupo Folha da Manhã, responsável pela publicação do diário “Folha de S.Paulo”. Disse o que disse porque, como chefe da entidade, tinha como certo de que não haveria outra interpretação, senão à dos editoriais dos jornais que representa, todos favoráveis ao papel da imprensa anunciado por ela. Em suma, Judith Brito, embora não seja jornalista, representa bem um dos piores vícios da categoria, sobretudo no que diz respeito à cobertura política: falar exclusivamente para si e para os seus pares de ofício, prisioneira em um círculo de giz no qual repórteres escrevem para outros repórteres, certos de que uns irão repercutir os outros, escravos de uma fantasia jornalística alheia à realidade do mundo digital que está no cerne, por e xemplo, da decadência e no descrédito dos jornais impressos – não por acaso, fonte do poder e da autoridade de Judith Brito.

O acordo nuclear com o Irã, capitaneado por Luiz Inácio Lula da Silva e pelo primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan

O sucesso da diplomacia brasileira nesse episódio criou um paradigma de atuação profissional do Itamaraty até então considerado impossível. De forma pacífica e disciplinada, a operação que resultou no acordo foi conduzida com extrema leveza, a caminhar sobre os ovos de aves agourentas distintas que se odeiam desde as primeiras luzes. Incorporou à biografia de Lula essa aura dos que lutam pela paz, requisito fundamental para a seleção dos premiados do Prêmio Nobel da Paz. Mas, antes que isso aconteça, a mídia brasileira vai finalmente descobrir que o milionário Alfred Nobel inventou a dinamite.

O resultado concretamente político dessa ação no Oriente Médio, apesar da bem sucedida pressão da extrema-direita americana sobre Barack Obama a favor de sanções contra o Irã, foi a desconstrução do discurso conservador da diplomacia brasileira, todo ele montado sobre as teses de alinhamento automático aos Estados Unidos, reação acrítica de atos de barbárie cometidos por Estados ocidentais e a submissão pura e simples às regras financeiras ditadas pelas nações ricas. Nesse aspecto, a história do chanceler Celso Amorim será extremamente mais relevante do que a de seus antecessores, torcedores vibrantes pelo fracasso do ministro com ampla visibilidade nas matérias e programas de entrevista da velha mídia nacional. Entre eles, Celso Lafer, o ministro das Relações Exteriores de FHC que acatou a ordem de tirar os sapatos no aeroporto de Washi ngton, em 2002, para entrar nos EUA. Agora, Lafer acusa Lula de ter montado um palanque eleitoral no Itamaraty e encabeça a turma de ressentidos com a nova imagem do órgão, incomodado com a natural comparação entre tempos tão próximos. A ele se juntaram os diplomatas Sérgio Amaral, ex-porta-voz de FHC, e Rubens Barbosa, embaixador nos Estados Unidos à época em que Lafer se entregou à cerimônia do lava-pés da alfândega americana.

Também perfilado com eles está Luiz Felipe Lampreia, que odiava, com razão, ser chamado de “Lampréia”, nome de uma enguia sugadora com boca de ventosa. Isso significa que o ex-chanceler de Fernando Henrique deve estar também irritado com a reforma ortográfica, já que “lampréia” virou “lampreia” mesmo. Além de secar a gestão de Amorim, Lampreia se apresenta como “um dos 100 melhores palestrantes do Brasil” no site “palestrantes.org”. Justiça seja feita, trata-se de uma lista plural e, aparentemente, preparada a partir de parâmetros profissionais estabelecidos pelo site.

Interessante, contudo, é descobrir que Lampreia se apresenta, entre outros títulos, como membro dos conselhos consultivos de multinacionais e firmas de interesse ostensivamente americanos como Coca-Cola, Unilever, Council on Foreign Relations de Nova York, Inter-American Dialogue de Washington, e Kissinger MC Larty Associates, escritório de consultoria política montado pelo ex-secretário de Estado Henry Kissinger, primeiro chefe da comissão de investigação sobre os atentados de 11 de setembro de 2001, nomeado por George W. Bush. O outro sócio, Mack MacLarty, foi chefe-de-gabinete de Bill Clinton, na Casa Branca. A banca de Kissinger e MacLarty é filiada ao Council of the Americas, uma agremiação de defesa da livre iniciativa intimamente ligada ao movimento neoliberal e neoconservador que tanto sucesso ainda faz entre tucanos e os liberais do DEM.

Fica fácil, portanto, de entender a birra de Lampreia com a política sul-sul, independente dos EUA, encabeçada por Celso Amorim. Da mesma maneira que ficou fácil entender por que, com Amorim, passamos a nos apresentar ao mundo de cabeça erguida, apesar de manchetes em contrário.

A adequação do Bolsa Família ao discurso da oposição e o refortalecimento do Estado

O PSDB apelidou o Bolsa Família de “bolsa esmola” por duas razões. A primeira, por vingança, porque “bolsa esmola” era justamente o apelido dado pelo PT ao programa “Bolsa Escola”, do governo Fernando Henrique Cardoso, que dava 15 reais por filho matriculado na escola, no limite de três por família. Atingiu, entre 2001 e 2003, cerca de cinco milhões de famílias. Era, de fato, uma merreca. A partir de 2003, o Bolsa Escola foi incorporado ao Bolsa Família, assim como outros programa assistenciais da confusa burocracia tucano-pefelista. Desde então, virou um programa de transferência de renda centralizado no Ministério do Desenvolvimento Social, condicionado à freqüência escolar e ao cuidado com a vacinação de crianças e adolescentes. Os pagamentos variam de 22 reais a 200 reais e beneficiam perto de 13 milhões de família, ou um quart o de todas as famílias brasileiras. Daí, a segunda razão do apelido: despeito.

O potencial eleitoral do Bolsa Família está intrinsecamente ligado ao poder de transferência do prestígio e da popularidade de Lula à candidata do PT, Dilma Rousseff. A oposição percebeu isso muito cedo, mas nada pôde fazer. Simplesmente, não combina com a doutrina neoliberal a intervenção do Estado de forma tão ostensiva no combate à pobreza e à miséria. Além disso, o movimento tectônico de classes sociais provocado pelas intervenções estatais na economia incomoda em demasia o establishment, trazendo para a classe média uma população até então tratada como escória pela mesmíssima classe média. Sem falar nessa história de pobre andar de avião e comprar geladeira.

De uma hora para outra, as críticas ao Bolsa Família sumiram. O emblema dessa nova postura da oposição foi a reação nervosa do candidato tucano José Serra à pergunta, feita por um repórter da TV Brasil, sobre o futuro do Bolsa Família em um eventual governo do PSDB. Desconfortável, Serra não consegue responder a essa pergunta de forma direta e convincente. Jamais vai conseguir. Confrontado, apela para o despiste, assume um comportamento rude com os repórteres e passa a responder fazendo perguntas, um expediente tão primário quanto constrangedor. Infelizmente, às vezes dá resultado: a presidente da Empresa Brasileira de Comunicação, Teresa Cruvinel, pediu desculpas (!) a Serra pela pergunta e prometeu um manual para cobertura das eleições. Eu pergunto, então, duas coisas:

1) Será vedado aos repórteres da EBC (TV Brasil, Agência Brasil e Rádio Nacional) perguntar ao candidatos sobre o Bolsa Família? Sob que argumento?

2) O que fazer com o Manual de Jornalismo da Radiobrás (atual EBC) lançado, em 12 de julho de 2006, pelo então presidente da empresa, Eugênio Bucci? Trata-se de um livro de 245 páginas construído em dois anos de trabalho com a participação de dezenas de grupos temáticos compostos por todos os funcionários da estatal. Esse manual perdeu a validade? E o protocolo de conduta da Radiobrás para eleições que ficava disponível na página da empresa na internet? Onde está?


E eu, ingênuo, pensei que José Serra é que devia desculpas ao repórter da EBC.

Surrupiado por mim lá do excelente Cloaca News

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Melhor jornal francês elogia Lula. E diz o que o FHC queria que dissesse dele


Nem em francês ele ganha do Lula
Amigo navegante Luis sugere a leitura de editorial de hoje do Le Monde, o principal jornal francês.


É o jornal que o FHC lia todas as manhãs, quando morou em Paris.

(Ele fala francês.)

E gostaria que dissesse dele, FHC, o que disse do Lula:

O Brasil de Lula em todas as partes, diz o titulo do Monde.

Lula por aqui, o Brasil por lá.

O Brasil não é apenas a expressão do carisma do Lula.

Lula encarna um Brasil em plena forma.

Depois de driblar a crise econômica, o Brasil se equipara à China e à Índia em crescimento econômico.

O Brasil é brilhantemente representado por seu Ministro do Exterior, Celso Amorim.

(Aí, assistiremos a cerimônia macabra múltipla: FHC e os embaixadores de pijama vão cortar os pulsos, juntos, no estúdio da GloboNews. PHA)

O eixo econômico do mundo se deslocou para o Sul, diz o Monde.

O Brasil tem todo o direito de reclamar uma representação maior no Banco Mundial, no FMI e no Conselho de Segurança da ONU.

Além de reforçar o papel do G-20.

Lula pode apresentar a candidatura a Secretario-Geral da ONU em 2012.

(Tudo o que a ONU ofereceu ao Farol, quando ele deixou o Governo, foi o cargo de “Observador de Grandes Rios” – PHA.)

Paulo Henrique Amorim no Conversa Afiada

Clique aqui para ir ao editorial do Le Monde

Jorge Cafrune - Zamba de mi esperanza


Sugestão de um amigo poeta. Para todos que tem esperança de boas novas, sempre, e porque hoje é segunda-feira.

PACTO ENTRE SERRA E GABEIRA ESPREME MARINA


Gabeira omite Marina Silva, mas cita Serra no discurso de lançamento de sua candidatura ao governo do Rio de Janeiro, neste domingo. Provavelmente porque o evento estava sendo filmado e poderá colorir a campanha do candidato demotucano, o nome de Marina Silva foi escondido nas faixas do PV durante o encontro; em pelo menos quatro faixas estendidas no local do evento militantes do partido apagaram às pressas o nome da senadora com fita crepe e panfletos. A justificativa oficial: não ferir a lei eleitoral; o fato: não irritar os aliados tucanos que reivindicam prioridade à exposição da candidatura Serra. Gabeira segue o roteiro pelo qual ganharia a embaixada em Paris se Serra vencer a eleição de outubro e reduz o PV do Rio a pé-de-palanque do candidato do conservadorismo brasileiro. O vice de Gabeira é o tucano Márcio Fortes, conhecido como 'cofre forte' de Serra; o senador pelo Rio, apoiado pelo PV, é o DEMO Cesar Maia, assim como no Rio Grande do Norte o partido apóia a reeleição de Agripino Maia. Salta aos olhos, em mais esse episódio burlesco, que a história de Marina Silva está sendo usada como adereço de mão 'verde' de um pacto cinzento entre o conservadorismo demotucano e o conservacionismo de direita, liderado no Brasil por Fernando Gabeira.
(Carta Maior e os rumos de quem saiu do PT em nome da ética; 24-05
leia mais clicando aqui

Relatório do PAC no Rio Grande do Sul



Investimento federal é de 39,5 bilhões de reais só no RS

O Programa de Aceleração do Crescimento - PAC - tem relatório para todos os estados da Federação.

Agora, durante a campanha eleitoral de 2010, os eleitores, simpatizantes e mesmo militantes partidários que apoiarem Dilma Rousseff podem conhecer melhor os projetos e as realizações do PAC, na sua cidade e na sua região.

O relatório informa sobre o volume de recursos a ser empregado em cada projeto. São dados e informações importantes para o bom debate nessa campanha eleitoral, especialmente quando alguns adversários da direita tentam se apropriar de realizações conduzidas e gerenciadas por Dilma Rousseff, como é o caso explícito da governadora Yeda - apoiadora do seu companheiro de partido, José Serra - que insiste em contabilizar investimentos, ações políticas e obras do governo federal como se fora de seu fracassado governicho.

Apoiador de Dilma, fique atento, leia e saiba das realizações concretas do governo que ela integrou.

Não se deixe enganar e intervenha no debate de sua cidade para que a direita não engane seus conterrâneos.

Não permita que a direita iluda a cidadania do seu município e região.





Divulgue, debata, participe.

E para não emburrecer leia mais no imperdível Diário Gauche

sábado, 22 de maio de 2010

Jorge Cafrune "Chiquillada"

Poque voltou a chuva...

O CAVALO DE PAU DO DATAFOLHA:

--crise de identidade na coalizão demotucana--

Em um mês, o Datafolha 'deu' e 'tirou' 12 pontos de Serra para ajustar os números do instituto à evidência incontornável de um crescimento generalizado de Dilma em todo o país, conforme os levantamentos da Sensus e da Vox Populi já haviam sinalizado. Mais do que colocar o instituto da família Frias e seu diretor, Mauro Paulino, sob suspeição, o cavalo-de-pau de agora, com o empate entre os dois presidenciáveis, reflete uma crise de identidade na candidatura Serra. O patético figurino de um candidato 'cordial progressista' tentado nos últimos meses derreteu pelo artificialismo abusivo que nennhum gênio do marketing pode contornar. A 'virada' do Datafolha não resultou apenas da exposição de Dilma no programa eleitoral do PT, como quer o reducionismo conveniente dos 'analistas'da pág 2. Acontece que o figurino 'cordial progressista', quase lulista, de Serra fere uma percepção difusa porém marmorizado no imaginário social, que é a oposição golpista, sistemática, da própria mídia ao governo Lula, indissociável de seu alinhamento escandaloso à candidatura demotucana. As manobras em alta velocidade do Datafolha apenas corroboram essa adesão agressiva. O que se está colhendo agora é o efeito bumerangue dessa endogamia despudorada: o golpismo de seus aliados na mídia denuncia a farsa de um Serra 'continuador' do governo Lula. E evidencia uma profunda crise de identidade de sua estratégia eleitoral, decorrente da falta de um projeto político e econômica convincente para o país. Só o Datafolha ainda não havia mensurado o desdobramento desse vazio, mas agora não dava mais para esconder. As coisas então ficam assim: ou a mídia muda totalmente seu discurso golpista e adere ao 'lulismo' de Serra --com as consequências eleitorais desse 'ajuste' ; ou Serra sai do armário e se junta ao udenismo anti-Lula do diretório midiático.

Leia mais no Carta Maior

Borracho pero con flores - El Sabalero

Porque hoje é sábado... com sol

terça-feira, 18 de maio de 2010

Ele está nu

Charge do Bessinha

Quanta inocência


Desde sábado quando saiu a pesquisa do Vox Populi em que Dilma aparece na frente de José Serra para a presidência da república, comecei a peregrinar pelos grandes portais de notícias na internet e nada desta informação.
Cheguei a imaginar as manchetes em letras garrafais: "Dilma passa Serra e ganha no primeiro e segundo turnos", ou "Dilma poderá ganhar a eleição no primeiro turno".
- Fui procurar na net e nas bancas....Nada.


- Folha, O Globo, Zero Hora, Veja, Correio Brasiliense, Estadão, etc.

Nada...

Imaginei que o PIG estava digerindo o soco levado no estomago.

Eles vão assimilar o golpe e divulgar no domingo.

Que nada, nem na versão eletrônica tampouco na impressa.

Tudo bem, disse o tolinho aqui. Segunda sai a pesquisa da CNT/Sensus e eles vão ser obrigados a divulgar.

Que nada.

Algumas tirinhas aqui, comentários escondidos ali.

Manchete? Nada.

Nem mesmo nos filhotes do PIG pelo interior.

Os afilhados e “alinhados” , os chamados diários do interior.

Até no Rincão do atraso, minha cidade de origem na fronteira não noticiou no seu panfleto quase diário.

Mas, ATENÇÃO.

O DATA da 'FOLHA' já protocolou sua nova pesquisa e neste final de semana estará publicada em todos os jornalões e portais da mídia golpista.

E acreditem, sem nenhuma novidade.

Serra deve estar na frente.

No Datafolha e no Ibope ele sempre ganha.

Digo mais, existem até técnicas para isso, clique aqui para ver.

Clique aqui e veja também que os Tucanos matam a cobra (e a imprensa não mostra o pau)

Clique aqui pra ver que quando Dilma passa o Serra dá empate técnico.

Clique aqui para ver que a Rosane de Oliveira (ZH) torce para o Serra.

Cheguei a imaginar que seria diferente.

Que a manipulação não chegaria a isso.

Quanta inocência...

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mais uma vitória de Lula e da diplomacia brasileira


Os dez pontos do acordo nuclear com o Irã


Pelo acordo firmado entre Brasil, Irã e Turquia, o governo de Teerã vai enviar à Turquia 1.200 quilos de urânio enriquecido a 3,5%, em troca de 1,2 mil quilos de urânio enriquecido a 20%. No documento, o governo do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, compromete-se também a informar sobre o processo à Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) e a buscar negociar com o Conselho de Segurança das Nações Unidas. Governo do Irã agradece "os esforços construtivos dos países amigos, Turquia e Brasil".

Renata Giraldi - Agência Brasil

Brasília – Um documento com dez itens foi a base do acordo de transferência de urânio firmado hoje (17) em Teerã entre os governos do Brasil, do Irã e da Turquia. Pelo acordo, o Irã vai enviar à Turquia 1.200 quilos de urânio enriquecido a 3,5%, em troca de 1,2 mil quilos de urânio enriquecido a 20%. No documento, o governo do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, compromete-se a informar sobre o processo à Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) e a buscar negociar com o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A disposição de Ahmadinejad ocorre no momento em que os Estados Unidos – que integram o Conselho de Segurança como membro permanente – pressionam pela adoção de sanções contra o Irã por suspeitar que seu programa nuclear esconda a produção de armas atômicas.

Segundo informações da agência iraniana de notícias, a Irna, o acordo reitera o compromisso de não proliferação de armas logo no primeiro item. Esse compromisso inclui o direito de desenvolver pesquisa, a produção e utilização da energia nuclear, com o chamado ciclo do combustível nuclear e atividades de enriquecimento - para fins pacíficos.

No segundo item, o governo do Irã informa estar convencido de que o acordo é o início de uma nova “proposta positiva e construtiva, em uma atmosfera de não confronto que conduz a uma era de interação e cooperação”. No parágrafo seguinte, os iranianos afirmam que a troca de urânio levemente enriquecido pelo produto enriquecido a 20% “é fundamental para o lançamento da cooperação em diferentes áreas”, como a construção de reatores nucleares.

Em seguida, no quarto parágrafo, o governo iraniano diz que o acordo é o ponto de partida para a “cooperação e uma mudança positiva e construtiva” na comunidade internacional. No item seguinte, os iranianos afirmam que o urânio enriquecido na Turquia será de propriedade do Irã, mas submetido a inspetores internacionais.

No sexto parágrafo, o Irã se compromete a informar a Aiea, por escrito e pelos canais oficiais, sobre o acordo em um prazo de sete dias. No item seguinte, há detalhes sobre o envio de 1,2 mil quilos de urânio levemente enriquecido em território turco. No oitavo parágrafo, o Irã exige que sejam adotadas garantias e respeitados os termos do acordo.

Depois, no nono parágrafo, os governos da Turquia e do Brasil manifestam confiança nas negociações entre o Irã e o chamado grupo dos países 5 +1 – que reúne os cinco integrantes do Conselho de Segurança das Nações Unidas: Estados Unidos, Rússia, China, França e Inglaterra, além da Alemanha.

Por fim, no décimo e último item, os governos da Turquia e do Brasil elogiam os compromissos firmados no acordo e os esforços realizados para alcançá-lo. Em contrapartida, o governo do Irã informa que “também avalia os esforços construtivos de países amigos, Turquia e Brasil, criando o ambiente propício para a realização dos direitos nucleares do Irã”.

Fotos: Ricardo Stuckert/PR
via Carta Maior

domingo, 16 de maio de 2010

Vox Populi: Dilma já está na frente.



Pela primeira vez, Dilma passa Serra em pesquisa de intenção de votos

A pré-candidata do PT à Presidência da República, a ex-ministra Dilma Rousseff, aparece pela primeira vez à frente do pré-candidato do PSDB, o ex-governador de São Paulo, José Serra, em pesquisa de intenção de votos feita pelo Instituto Vox Populi.

O levantamento traz a petista com 37% das intenções de voto, em empate técnico com Serra, que tem 34% na pesquisa estimulada. A margem de erro do levantamento é de 2,2%, para mais ou para menos.

Dois mil eleitores, moradores de 117 cidades (nas cinco regiões brasileiras), foram ouvidos no levantamento. Num eventual segundo turno, Dilma e Serra também estariam tecnicamente empatados, com 40% e 38%, respectivamente, dentro, portanto, da margem de erro de 2,2%.

A pesquisa de intenção de voto espontâneo – quando o eleitor abordado pelos pesquisadores diz em quem vai votar – também aponta a liderança de Dilma Rousseff. Ela aparece com 19% das intenções de voto, enquanto Serra tem 15%. Em janeiro, cada candidato obteve 9% das intenções de votos espontâneos.

A candidata do PV, a ex-ministra Marina Silva, consolidou-se na terceira posição da pesquisa estimulada de intenção de voto, com 7%. O levantamento de votos espontâneos mostra o presidente Lula em terceiro lugar, com 10% das intenções de voto, o que confirma a popularidade do presidente (mesmo sem poder se candidatar a um terceiro mandato, Lula é citado pelos eleitores).

As regiões onde Dilma Rousseff é mais lembrada são o Nordeste (44%) e o Norte (41%). Serra lidera no Sul (44%) e está tecnicamente empatado com a petista no Sudeste.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 7 de maio de 2010, sob o número 11.266/2010. As duas mil pessoas foram entrevistas entre os dias 8 e 13. O Correio publica todos os detalhes do levantamento na edição impressa de amanhã.

Clique aqui para ler a matéria de Vinicius Sassine no Correio Braziliense

Vejam como os tucanos da Argentina destruiram o país



COMENTÁRIO E & P




"Como pode um poder extraordinário como a mídia ficar nas mãos de idiotas para fazer um país de idiotas?" Pergunta um indignado argentino ao ver o resultado do neoliberalismo implantado naquele país. Também não nos esqueçamos que um dos mentores, além de Menem, foi Domingos Cavallo, que estudou em Harvard nos Estados Unidos.Como Cavallo, muitos brasileiros foram adestrados nas escolas de economia dos Estados Unidos, como Gustavo Franco no governo tucano de FHC, que quebrou o país com sua política de câmbio valorizado. Galbraith escreveu que tinha dó de ver tantas mentes aprendendo modelos, cuja aplicação não era possível nem nos Estados Unidos, imaginando o estrago que aqueles jovens economistas iriam fazer em seus países. A China quando mandou estudantes para estudar lá, teve o cuidado de que esses alunos fossem estudar matérias exatas e biológicas e não economia. A América Latina deveria fazer uma moção de repúdio às universidade de economia estadunidenses, principalmente Harvard e Chicago. Nas décadas de 1960 e 1970, os Estados Unidos destruiram a América Latina fomentando golpes de estado em todos os países. Na década de 1990, a destruição foi maior, ao formar os economistas que iriam destruir a economia do continente, gerando desemprego e fome para milhões de latinos americanos. Tudo em nome da liberdade e da democracia. A mesma que querem implantar no Irã.

posted by Evaristo Almeida
No imperdivel Blog Grupo Beatrice

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Câmara aprova criação de escolas profissionalizantes na fronteira com o Uruguai

Luiz Antônio Alves
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem (13) acordo entre o Brasil e o Uruguai que prevê a criação de escolas técnicas e profissionalizantes na fronteira entre os dois países. O acordo, assinado em 2005, está previsto em projeto de decreto legislativo da representação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul).

As escolas binacionais serão administradas pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul e pela Administração Nacional de Educação Pública do Uruguai. Juntos, os dois órgãos escolherão as cidades fronteiriças onde serão implantados os institutos de formação profissional para atender aos moradores brasileiros e uruguaios que vivem numa faixa de até 20 quilômetros da fronteira.

São candidatas a sediar escolas binacionais as cidades brasileiras de Chuí, Santa Vitória do Palmar/Balneário do Hermenegildo, Barra do Chuí, Jaguarão, Aceguá, Santana do Livramento, Quaraí e Barra do Quaraí. Do lado uruguaio, as cidades candidatas são Chuy, 18 deJulho, Barra de Chuy, La Coronilla, Rio Branco, Aceguá, Rivera, Artigas e Bella Unión.

Os cursos das escolas profissionalizantes serão definidos por consenso entre o Brasil e o Uruguai, levando em conta as características de cada uma das áreas fronteiriças, as principais demandas do mercado de trabalho local e as necessidades educacionais da população. As aulas poderão ser apresentadas em português ou espanhol.

Estão previstos cursos nas áreas de telemarketing, automação industrial, agricultura, meio ambiente e informática. De acordo com informações do Ministério da Educação, já está sendo analisada a criação de escolas profissionalizantes também na fronteira do Brasil com a Argentina e com o Paraguai, os outros dois países que integram o Mercosul. O projeto aprovado pela Câmara agora segue para o Senado.

Programa de TV do PT, exibido ontem13 de maio de 2010

Bye bye Serra 2010.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

José Serra em Mistérios da Gripe Suína dos Porquinhos

Lula goza Serra: agora ele quer baixar os juros que não baixou no Governo


Clique na imagem para ampliar
No SBT, Lula deu uma gozada no Serra: “Serra agora sabe tudo que não sabia durante o governo” …

Clique aqui pra ver o video
Agora, José Serra diz que baixaria os juros mais do que o BC baixou.

A propósito da política de juros do Governo Lula/Dilma e do Governo FHC/Serra, Bernardo Joffily fez, no Vermelho, , uma comparação muito interessante:

“A Selic (taxa básica de juros) do BC foi criada no governo Fernando Henrique, que teve Serra do princípio ao fim como ministro, primeiro do Planejamento, depois da Saúde. A Selic de Lula, ou mais exatamente de Henrique Meirelles, presidente do Banco, por certo foi mais alta do que devia (que o digam os sindicatos de trabalhadores, e também os capitalistas do chamado setor produtivo, unânimes em criticá-la). Mas empalidece diante das taxas delirantes de FHC.”
Leia mais no Conversa Afiada

sábado, 8 de maio de 2010

PiG afunda primeiro petroleiro de Suape


João Cândido, convenhamos: como é que a elite branca do PiG(*) vai engolir ?


Tudo o que saiu na Folha (**) foi, pág. A8, sobre “Lula e Dilma ironizam convite de Serra ao PT” :


“Dilma e Lula estiveram juntos ontem em Ipojuca (PE) (Suape – PHA). Participaram no lançamento do primeiro navio feito pelo estaleiro Atlântico Sul, encomendado pela Transpetro (Petrobrás – PHA).”

Saiu no Estadão, na pág. A8, num texto de título “TV estatal evita exibir infração eleitoral de Lula” :

“O presidente Lula aproveitou o lançamento do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Transpetro, para fazer campanha da petista….”

Na última flor do Fáscio, a única referência é um anúncio de página dupla da Camargo Corrêa, uma das sócias do Estaleiro Atlântico Sul.

O jornal nacional ignorou a matéria.

O jornal nacional e o PiG (*) ignoraram a homenagem que o Presidente Lula receberá como o “campeão mundial do combate à fome”.


O estaleiro Atlântico Sul, da Camargo Corrêa, Queiroz Galvão e da Samsung tem 22 embarcações contratadas, mais o casco da plataforma P-55.


92% dos funcionários do Atlântico Sul são pernambucanos.

Suape é um porto e um distrito industrial de 14 mil hectares (o maior porto da Europa, Roterdã, tem 5 mil ha).

Suape tem 96 empresas.

20 plantas em construção.

São investimentos de US$ 20 bilhões, o que é igual a 28 anos de investimentos privados em Pernambuco.

Hoje, Suape emprega, diretamente, 30 mil pessoas.

Quase todos recrutados na região metropolitana de Recife – muitos, filhos de cortadores de cana e pescadores.

Suape será o destino de um ramal da Trans-Nordestina, o que se concretizará ano que vem.

(O outro será Pecém, no Ceará.)

No PAC2, Suape vai construir um terminal açucareiro, um novo terminal de containeres e um terminal de granéis sólidos.

A maior obra de Suape é a Refinaria Abreu e Lima, da Petrobrás, em parceria com a PDVSA, da Venezuela.

Clique aqui para ler “Suape é um revolução e Eduardo Campos dá de 10 a 0 em José Serra (Jarbas vai amargar isso, breve …)”.

O navio ontem lançado ao mar se chama “João Cândido”, o almirante (ou navegante) negro, o da Revolta da Chibata.

O próximo se chamará “Celso Furtado”.

Convenhamos, amigo navegante, que o presidente Lula e Eduardo Campos aplicaram uma dose cavalar – para matar PiG (*) paulista com uma aplicação direta na veia.
Leia mais no Conversa Afiada


Lançamento segunda feira, 10 de maio


sexta-feira, 7 de maio de 2010

Petrobras bate novos recordes de produção


Petrobrás bate recorde de produção em abril, com 2,078 milhões de barris. Coalizão demotucana no Congresso, em sintonia com o que já declarou José Serra, continua a boicotar a votação de todos os quatro projetos relativos ao marco regulatório soberano na exploração das jazidas do pré-sal. O candidato do conservadorismo brasileiro tem dois objetivos: a) impedir que esse trunfo adicione energia eleitoral à candidatura Dilma Rousseff; b) cacifar o apoio das petroleiras multinacionais para sua campanha, oferecendo em troca o mesmo que ameaça em relação ao Mercosul: ‘flexibilizar' ; no caso, ' compartilhar ' a exploração da maior reserva petrolífera descoberta no mundo nas últimas décadas.

Lai mais no Carta Maior
ou clique aqui

Viva o Brasil e o Rio Grande

A mídia golpista guasca não publica esta foto, tampouco relata o encontro tucano. Blindagem da imprensa pra socorrer Serra do encosto Yedista.
Imagem, texto e idéia roubadas sem permissão do Sociólogo Cristovão Feil no seu imperdível blog

Lançamento dia 10 de maio de 2010


quinta-feira, 6 de maio de 2010

Serra ataca jornalistas da RBS (mulheres). Culpa é do FHC e do mensalão do DEMO do DF


Se o repórter não responde à pergunta dele, é petista


Vá aos 14:22 da fita e flagre a reação irada do Serra quando uma (uma) repórter pergunta sobre a relação dele com FHC.

E vá aos 22:08 e veja que ele quase bate numa repórter que pergunta sobre o mensalão do DEMO no DF – se isso o envergonha.

Serra adotou o mesmo comportamento que adotou com Afonso Mônaco, da Record, quando lhe perguntou sobre o agasalhamento de uma invasão da Globo na cidade de São Paulo.

Perguntar o que o repórter acha e, se não responder, acusá-lo de fazer o serviço do PT.

Um dia, ele vai cair dessa escada …

http://blogs.abril.com.br/williambaiano/2010/05/serra-bota-joelhos-as-jornalistas-rbs.html

Em tempo: nessa entrevista, Serra faz revelações espantosas. Primeiro, é a favor da construção de presídios. Segundo, que não dorme. Dormir para ele é uma questão de decisão: quero dormir. Se não, não dorme. A outra ainda mais espantosa: é que não houve mensalão dos tucanos em Minas. Logo a decisão do Supremo de processar o tucano Eduardo Azeredo é uma fraude
Leia mais no Conversa Afiada

Lançamento no dia 10 de maio


terça-feira, 4 de maio de 2010

A melhor política externa brasileira


O que é bom para os tucanos, não é bom para o Brasil. A política externa soberana é condição para a política interna democrática e popular. O Brasil decide este ano se quer consolidar nossa posição no mundo e aprofundar a construção de um país justo ou se voltam os subservientes ao Império.
Continue lendo no Blog do Emir Sader




segunda-feira, 3 de maio de 2010

Serra só tem uma bala na agulha: desconstruir a Dilma


O que pensa esse rapaz ?


Clique aqui para ver que, agora, ele deu para enunciar bestialogias de cunho teológico.

A oposição não é o PSDB e muito menos o DEMO.

A oposição não tem uma única ideia.

A oposição é o PiG (*), como demonstrou de forma indiscutível uma diretora da Folha (**): a oposição c’est moi !

Serra vai ficar na retaguarda.

Quer dizer, pelas costas.

Que é como operam os brucutus do Graeff, segundo denúncia de Leandro Fortes, na Carta Capital.

E o PT enfim resolveu processá-los na Justiça.

Por fora, o Serra não diz nada.

A não ser essa nova teologia anti-tabagista.

Por trás, ele conspira.

E, se preciso, num estilo nazista.

Clique aqui para ver que, mesmo assim, o Instituto Sensus diz que a Dilma leva, no primeiro turno.

Serra é o novo Silvio Santos.

Um candidato a Presidente que só tem uma credencial: a mídia.

Como Silvio Santos, Serra é o candidato do PFL de Santa Catarina (Jorge Bornhausen), que tem a mídia e mais nada.

(O Silvio percebeu que não bastava e caiu fora.)

Qual a arma letal que o Serra vai usar contra a Dilma ?

A desconstrução.

A desconstrução através do PiG (*).

Ele vai esperar até o último minuto do segundo tempo, o jornal nacional da véspera da eleição, para desconstruir a Dilma.

Clique aqui para ler “O primeiro golpe já houve; falta o segundo”.

Ele é o que é: a primeira impressão é a que fica.

Ele já mostrou a que veio.

Não tem carne embaixo desse angu.

Ele só tem essa chance.

A desconstrução.

O PiG (*) bate pela frente.

E ele bate pelas costas.

E o que pensa a Dilma ?

Pergunte ao IBGE.



Paulo Henrique Amorim


(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

(**) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que avacalha o Presidente Lula por causa de um comercial de TV; que publica artigo sórdido de ex-militante do PT; e que é o que é, porque o dono é o que é ; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.

Clique nos links em destaque e leia mais
ou clique aqui e vá direto ao Conversa Afiada