sábado, 24 de julho de 2010

Serra reage espetacularmente. No Datafalha


Em menos de 24 horas, o jenio reagiu.


Na sexta-feira à noite, ele sofria uma derrota acachapante de 41 a 33 – clique aqui para ler Vox Populi – Dilma bate Serra por oito pontos, mas Serra vai reagir no Datafalha.

No sábado de manhã, a Folha (*) registra o tal “empate técnico” entre Dilma e Serra.

Clique aqui para ler a Folha (*).

(Modestamente, este ordinário blogueiro entende de PiG (**) …)

Trata-se de um fenômeno extraordinário.

Em menos de 24 horas a opinião pública brasileira joga fora oito pontos percentuais de diferença.

O que terá havido no intervalo entre o Vox e a Datafalha ?

O ovo dirigido ao Serra no Mercado Municipal de Florianópolis ?

O processo que o Fernando Pimentel vai mover contra ele por causa das FARC ?

A escolha do Mano Menezes ?

O Stallone ?

O William Waack ?

Os portais do PiG (**) tratam de ofuscar o Vox Populi com manchetes em transe dionisíaco:

Estadão: leia!

G1: confira!

Folha online: acesse!

Aqui prá nós, amigo navegante, mas esse Otavinho tem peito, não ?

Entregar a credibilidade da empresa dele nas mãos do Serra.

Nos momentos mais difíceis, o Serra sempre pode contar com o Datafalha.

O Otavinho não falha.

Deve ser um medo aterrorizador da Dilma.

Quem mandou publicar a ficha falsa ?


Paulo Henrique Amorim no Conversa Afiada

Em tempo: ainda está por vir o Globope, quando o Serra deverá estar oito pontos na frente da Dilma, por causa do Índio.

Em tempo2: o Blog dos Amigos do Presidente se pergunta: como explicar que, no mesmo Datafalha a Dilma vença na espontânea, enquanto o Serra desaba ? Dilma: 21% (tinha 22% na pesquisa anterior); Serra: 16% (tinha 19% na pesquisa anterior).

Como será esse cartão que o Otavinho entrega aos entrevistados do Datafalha ? Só tem o nome o Serra impresso ?

Clique aqui para ler sobre como o Datafalha manipula, para ajudar o Serra.

E clique aqui para ver como o Serra reage nas pesquisas, segundo o Cloaca News.

(*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que avacalha o Presidente Lula por causa de um comercial de TV; que publica artigo sórdido de ex-militante do PT; e que é o que é, porque o dono é o que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.

(**) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.





quarta-feira, 21 de julho de 2010

Um retrato vívido da mediocridade: Sandra Cureau


A Folha precisou juntar três jornalistas para escrever essa redação de sexta série. Na falta absoluta de qualidades a serem destacadas em madame Cureau, falam dos hábitos de classe merda iletrada da chefe de campanha serrista.

A rebelde sem causa torcia para o Inter numa família de gremistas, ohhh!!!!! Depois, em Minas, passou a torcer pelo Atlético por "ser mais popular", já no Rio torce para o Botafogo...

Nossa, de quem estamos falando mesmo... do Dunga? Ah, sim da vice-procuradora-geral eleitoral Sandra Cureau, 63 anos...

No esforço de mostrar a reaça como rebelde a Folha mostra uma mediocridade patética. O grand-finale:

Mora com 3 dos 4 filhos, de dois casamentos, tem três cachorros, vai ao supermercado, gosta de cozinhar, tem uma pilha de DVDs e adora romances policiais. Tem perfis no Facebook e no Orkut.

De formação católica, reza toda noite e usa duas fitinhas no pulso: uma do Senhor do Bonfim (BA) e outra do Padre Donizetti (SP). Mas não é praticante e é a favor do aborto.

Aos 63 nos ela mora com três filhos (que beleza!) e três cachorros. Vai ao supermercado (incrível, não é?), lê romances tão vagabundos que a Folha prefere omitir os autores e é besta o suficiente para ter um pilha de DVDs. Para que alguém teria uma pilha de DVDs em casa? Ela assiste os mesmos filmes dezenas de vezes? Que filmes alguém gostaria de assistir dezenas de vezes? Não fosse uma heroína da Folha e ela poderia dizer que filmes são esses e se são legais ou piratas os tais DVDs.

Para concluir é uma católica que reza toda noite e é a favor do aborto! Mais retardada que isso nem a socialista cristã sonegadora de impostos Heloísa Helena.

postado no Esquerdopata

terça-feira, 20 de julho de 2010

PDT decreta silêncio obsequioso para Collares



O ex-partido quer punir o seu último líder


A analogia que quero fazer talvez seja indevida, pelas dimensões desproporcionais entre as duas instituições. Refiro-me a uma certa similaridade entre o argumento de autoridade - o presunçoso magister dixit - do PDT-RS contra o ex-governador Alceu Collares e o tribunal do Santo Ofício da Igreja romana.

O PDT, já há alguns anos, é praticamente um ex-partido. Sem líderes, o último deles está sendo silenciado e esmagado por burocratas com a envergadura das fuinhas, e sem base social consistente e identificável no espectro de classes e frações de classe, condição imprescindível para que uma organização partidária tenha presente e futuro. Só resta ao PDT a estrutura circense, puramente cartorial (no limite mínimo exigido pelo TSE) e, evidentemente, a memória em tom sépia do velho e bravo Trabalhismo (caudatário do Castilhismo revolucionário), que os burocratas insistem em ignorar e desrespeitar.

A analogia que faço entre o ranço pedetista e a Inquisição católica se refere à heresia. Nos primórdios do tribunal do Santo Ofício, antes deste ser estatizado pelos reis católicos de Espanha, o herege era o praticante do sincretismo. E o que é sincretismo? Ora, é a mescla da prática religiosa com práticas pré-religiosas, ou seja, o culto a animais, ao politeísmo, ocultismo e as magias e mancias (adivinhações).

O PDT é uma organização burocrática absolutamente sincrética, praticante do culto "religioso" trabalhista, mas também do paganismo mais primitivo, que praticamente desmoralizam seus líderes inspiradores, Castilhos, Vargas, Pasqualini, Goulart e Brizola.

Portanto, é descabida e injusta a punição do silêncio obsequioso a que foi condenado o ex-governador Alceu Collares, de resto, um castigo inútil, porque emanado de tribunal improvisado, persecutório, ilegítimo e desmoralizado.

Querer submeter Alceu Collares ao que chamam de Conselho de Ética partidária é um vulgar exercício de ficção, ou melhor, o sincretismo entre o anedótico e o caricaturesco.

Surrupiado do imperdível blog Diário Gauche
O brilhante sociólogo gaúcho Critóvão Feil, em sua sabedoria conseguiu em poucas palavras traduzir o "efeito Collares" na eleição guasca. O PIG e seus "colonistas", nem chegando outubro dirão algo parecido.

O amigo e vice do Serra

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Serra precisa de amigos


Madureira, da República Tabajara: "Serra, seus problemas acabaram de começar"


Ao acusar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter transformado o Brasil em uma “república sindicalista”, José Serra optou por agregar a seu modelito eleitoral, definitivamente, o discurso udenista de origem, de forma literal, da maneira como foi concebido pelas elites brasileiras antes do golpe militar de 1964. Não deixa de ser curioso ouvir essa expressão, “república sindicalista”, vinda da boca de quem, naquele mesmo ano do golpe, colocava-se ao lado do presidente João Goulart contra os golpistas que se aninhavam nos quartéis com o mesmíssimo pretexto, levantado agora pelo candidato do PSDB, para amedrontar a classe média. Jango, dizia a UDN, macaqueavam os generais, havia feito do Brasil uma “república sindicalista”. Ao se encarcerar nesse conceito político arcaico, preconceituoso e, sobretudo, falacioso, Serra completou o longo arco de aproximação com a extrema-direita brasileira, iniciado ao lado de Fernando Henrique Cardoso, nos anos 1990. Um casamento celebrado sob as cinzas de seu passado e de sua história, um funeral político que começou a ser conduzido sob a nebulosa aliança de interesses privatistas e conveniências fisiológicas pelo PFL de Antonio Carlos Magalhães, hoje, DEM, de figuras menores, minúsculas, como o vice que lhe enfiaram goela abaixo, o deputado Índio “multa-esmolé” da Costa.
Pior que o conceito, só a audiência especialmente convidada, talvez os amigos que lhe restaram, artistas e intelectuais arrebanhados às pressas para ouvir de Serra seus planos para a cultura brasileira: Carlos Vereza, Rosa Maria Murtinho, Maitê Proença, Zelito Viana, Ferreira Gullar e Marcelo Madureira – este último, raro exemplar de humorista de direita, palestrante eventual do Instituto Millennium, a sociedade acadêmica da neo UDN. Faltou Regina Duarte, a apavoradinha do Brasil, ausente, talvez, por se sentir bem representada. Diante de tão seleta platéia, talvez porque lhe faltem idéias para o setor, Serra destilou fel puro contra as ações culturais do governo Lula, sobretudo aquelas levadas a cabo pela Petrobras, a mesma empresa que os tucanos um dia pretenderam privatizar com o nome de Petrobrax. Animado com o discurso de Serra, o humorista Madureira saiu-se com essa: “Quero que o Estado não se meta na cultura e no meu trabalho, como está acontecendo”. Madureira trabalha na TV Globo, no “Casseta & Planeta Urgente”. Como o Estado está se metendo no trabalho dele, ainda é um mistério para todos nós. Mas, a julgar pela falta de graça absoluta do programa em questão, eu imagino que deva ser uma ação do Ministério da Defesa.

O que José Serra não confessou a seus amigos artistas é que a “república sindicalista” saiu-lhe da boca por despeito e vingança, depois que as maiores centrais sindicais do país (CUT, CGT, CTB, CGTB, Força Sindical e Nova Central) divulgaram um manifesto conjunto no qual acusam o candidato tucano de mentiroso por tentar se apropriar da criação do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e por “tirar do papel”, seja lá o que isso signifique, o Seguro-Desemprego. “Serra não fez nenhuma coisa, nem outra”, esclareceram as centrais. O manifesto também lembra que, na Assembléia Nacional Constituinte (1987-1988), o então deputado federal José Serra boicotou inúmeros avanços para os trabalhadores e o sindicalismo. Serra votou contra a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, a garantia de aumento real do salário mínimo, a estabilidade do dirigente sindical, o direito à greve, entre outras medidas.

Desmascarado, Serra partiu para a tese da “república sindicalista” e, apoiado em apenas uma central que lhe deu acolhida, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), chamou todas as outras de “pelegas” e as acusou de receber dinheiro do governo federal para fazer campanha para a candidata Dilma Rousseff, do PT. Baseado nesse marketing primário, ditado unicamente pelo desespero, Serra mal tem conseguido manter firmes seus badalados nervos de aço, que logo viram frangalhos quando defrontados por repórteres dispostos a fazer perguntas que lhe são politicamente inconvenientes, sejam os pedágios de São Paulo, seja sua falta de popularidade no Nordeste.

Sem amigos e, ao que parece, sem assessores, Serra continua recorrendo ao tolo expediente de bater boca com os jornalistas. Continua, incrivelmente, a fugir das perguntas com outras perguntas, a construir na internet, nos blogs, no youtube e nas redes sociais virtuais uma imagem permanente de candidato à deriva, protagonista de vídeos muitíssimo mais divertidos que, por exemplo, as piadas insossas que seu companheiro de artes cômicas, Marcelo Madureira, insiste em contar na televisão.

Leia mais no Brasília, eu vi o Blog de Leandro Fortes

quarta-feira, 14 de julho de 2010

É sexta feira, vai lá

Para ZH, miséria vai acabar por geração espontânea


Má-fé e texto ruim


Essa matéria de Zero Hora dá uma rima pobre: foi redigida com o dedão do pé e com má-fé. Certamente inspirada na abiogênese aristotélica, ou seja, a obsoleta noção da "geração espontânea".

Me explico: antes de Louis Pasteur, segunda metade do século 19, se acreditava que a vida das moscas, por exemplo, resultava de ambientes sujos e infectados. As moscas e os vermes provinham espontaneamente da putrefação e da falta de asseio, diziam. Muitos ainda pensam assim, até hoje. Outros, já ouviram falar que não é bem assim, mas ainda acreditam no mito da geração espontânea, agora aplicada às esferas da vida social, da atividade econômica, e sobretudo nas obras e políticas públicas.

Pois bem, o texto de ZH - precariamente escrito, repito - foi redigido sob inspiração da abiogênese. Dá a entender à classe média, que ainda lê o jornal da Azenha, que a pobreza vai acabar de forma espontânea, naturalmente, sem a intervenção intencional e política do agente público, o Estado. Atenuante: pelo menos não afirma que o mercado vai acabar com a pobreza no Brasil, embora pense exatamente isso.

O Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, vinculado à presidência da República - publicou ontem o estudo chamado "Dimensão, Evolução e Projeção da Pobreza por Região e por Estado no Brasil", objeto da matéria de ZH, mas que faz questão de desfocar a responsabilidade do governo Lula na implementação de políticas públicas que favorecem a presente situação retratada pelos pesquisadores do Ipea. ZH trata do tema, mas o faz de forma a encobrir o êxito do lulismo na questão social. Consulta um certo professor Sabino Júnior da Ufrgs que - pasmem - atribui o fato aos esforços do RS ter equilibrado as contas públicas estaduais. Já para o outro consultado por ZH, o pesquisador da FEE/RS, sociólogo Salvatore Santagada, "os programas sociais de distribuição de renda, a previdência para idosos e portadores de necessidades especiais e a participação de mais pessoas no mercado de trabalho foram os responsáveis pelo aumento na renda" - o que repõe a verdade no contexto da matéria, mas ainda não anula a intenção expressa dos editores de confundir o leitor quanto ao papel do Estado a a correta política do presidente Lula no âmbito social.

Neste sentido, o documento do Ipea (aqui) é cristalino nas suas conclusões: "(...) Ganha maior relevância o papel do Estado – em suas distintas esferas governamentais e concomitantemente às instituições da sociedade civil – na execução de uma política nacional de desenvolvimento que possibilite ao País enfrentar todos os problemas de ordem social. Por meio de políticas de Estado, não apenas de governos, o Brasil protagonizaria um novo padrão de desenvolvimento capaz de torná-lo a quinta economia do mundo, não mais desassociada dos necessários avanços sociais".

Mas quem garante que Zero Hora quer de fato informar e esclarecer os seus minguantes leitores?

A postagem é do Sociólogo gaúcho Cristóvão Feil no imbativel Blog Diário Gauche

Fac-símile parcial da página 18 do jornal Zero Hora, edição de hoje.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Jornalismo(?) no Rincão do Atraso.

Temporal na capital guasca e o gaiato aqui pendurado na internet.
Sempre em busca de informações e notícias do meu "Rincão Fronteiriço".
Já escutei algumas rádios locais hoje "cedito", com direito a plantão policial e tudo.
Mas a informação mais relevante desta segunda feira na fronteira, li no "Panfleto da Tamandaré".
Também, remotamente conhecido como jornal A Platéia.
A manchete bosbástica do "Panfleto" é Advogado de Livramento cursa Doutorado em Ciências Jurídicas.
Isto é uma maravilha, diria seu Juvêncio. Um taura lá do distrito de São Corcóvio.
O Rincão do Atraso terá um "Adevogado", com "De" mesmo.
Será "doutor" dua vezes diria o paisano. Advogado, normalmente se intitula doutor.
É o progresso da fronteira.
Em bréve teremos luz elétrica também.
E seu Juvêncio, o"taura de São Corcóvio" vai aposentar o velho rádio de pilhasTelleoto.
A semana promete.
Quer mais notícias boas da fronteira?
Clica aí - A Platéia
A propaganda é cortesia de um conterrâneo desgarrado.


SERÁ QUE O CANDIDATO SERRA VAI RESPONDER?


Sei que o candidato Serra lê o Blog da Dilma. Tanto é fato que Serra disse, em entrevista ao UOL, que a editora do blog fazia terrorismo eleitoral. Eles bem que tentaram tirar o blog da rede, mas o TSE não permitiu. Sendo assim, e como eu também não posso ser demitida pelo Sr. Serra, como os jornalistas da Fundação Padre Anchieta, a TV Cultura, vou fazer perguntas ao candidato Serra. Se ele vai responder ou não, isso são outros quinhentos.

1- Por que em SP há tantos pedágios, e por que são tão caros?

2- O preço dos pedágios encarece a vida da população porque tudo o que circula nas estradas paulistas fica mais caro. O candidato pensou na população ao criar e encarecer os pedágios?

3- Se for eleito, implantará esse sistema de pedágios caros em todas as rodovias do país?

4 - Por que o candidato mentiu ao afirmar que o FAT é de sua autoria, quando na verdade é de outro deputado, o Jorge Uequed (PMDB-RS)?

5- Por que o candidato mentiu ao reivindicar a autoria do Seguro Desemprego, que foi criado pelo decreto presidencial nº 2.284, de 10 de março de 1986, assinado pelo então presidente José Sarney.

6- Por que o candidato, que sempre foi contra o Bolsa Família, agora diz que ampliá-la?

7- Por que o candidato, quando governador, pagou salários miseráveis para os professores e policiais de SP?

8- Por que as escolas públicas de SP estão tão mal conservadas, com falta de professores e ensino de péssima qualidade?

9- Por que o candidato, quando prefeito, preferiu construir rampas antimendigos ao invés de construir casas populares para a população carente?

10- Por que no governo do candidato Serra os Programas de renda encolhem ?

" Folha de S.Paulo
Em 2006, 160,3 mil famílias recebiam o benefício de R$ 60 mensais pago pelo governo, com gasto total de R$ 121,4 milhões. Tais números até hoje não foram superados: de lá para cá, a quantidade de beneficiários caiu para 137,3 mil, o valor do benefício permaneceu inalterado e o volume de dinheiro ficou em R$ 97,4 milhões em 2009. "

11- FHC disse que o candidato é o maior entusiasta das privatizações, e que foi o responsável pela privatização da Vale. O que o candidato tem a dizer sobre essa declaração?

12- O jornalista Noblat escreveu em seu blog, em 15/11/2009, que o candidato emprestava seu apartamento para os encontros amorosos de FHC com a jornalista Miriam Dutra. Isso é verdade? E se for verdade, o apartamento era funcional, custeado com verba pública?

13- Por que o candidato mantém o hábito de introduzir o dedo no nariz em público, tendo sido fotografado várias vezes nessa situação constrangedora?

Jussara Seixas no Blog da Dilma

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Povo, uma "pequena" diferença entre Dilma e Serra


Ontem foi o segundo dia de campanha, e os presidenciáveis foram às ruas encontrar seu eleitorado. Como uma imagem fala mais que mil palavras, coloco aí em cima fotos de Dilma, em São Paulo, e Serra, em Jundiaí e deixo pra vocês concluírem quem, afinal, pode mais.

Leia mais no Tijolaço

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Serra inscreve-se no TSE como “economista”. Ministra Cureau: cadê o diploma dele ?


Segundo a Folha (*), na pág. A4, José Serra protocolou no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número 18.245/2010, o registro de sua candidatura a Presidente.


A certa altura, ele jura que tem educação superior completa e é economista.

O Conversa Afiada sugere que a Ministra Sandra Cureau, procuradora do Tribunal Superior Eleitoral, examine essa inscrição com o zelo e o rigor que a caracterizam.

O Serra, prezada Ministra, não tem diploma.

De economista ou de engenheiro, outra profissão que ele, em outra candidatura, alegou exercer.

Ele pode até ter estudado economia e engenharia na Bolívia, no Chile, nos Estados Unidos, no Uzbequistão ou na PiGolândia (onde ele é soberano e quase rei).

Mas, não detém um diploma que o credencie a exercer essas profissões no Brasil.

E muito menos a dizer que é “engenheiro” ou “economista”.

Ele se inscreveu em nome da coligação “O Brasil pode Mais”.

O Brasil, de fato, pode mais.

Muito mais.
No Brasil se pode tudo.

O Gilmar Dantas (**), por exemplo, governou o Brasil por dois anos, deu dois HCs em 48 horas a passador de bola apanhado no ato de passar bola, e agora jogou o “ficha limpa” na lata do lixo.

No Brasil tudo é possível.

Mas, até no Brasil não se pode dizer que é “economista” sem diploma de Economia.

Ministra, por que a senhora não pergunta aos órgãos regionais e federais de Economistas se o Serra algum dia se registrou neles ?

Não se registrou, Ministra, porque ele não tem o diploma.

É um caso típico de “falsidade ideológica”, crime previsto no Código Penal, artigo 289:

“Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.”

Ou não se aplica o Código Penal à Legislação Eleitoral ?

Ministra, a sua responsabilidade é altíssima.

Os eleitores brasileiros já se afeiçoaram ao seu estilo rigoroso e isento de aplicar a Lei.

É o que se espera do guardião da Lei.

Por que o notável candidato do “Brasil pode mais” simplesmente não diz que não tem educação superior ?

Qual é o problema ?

O Lula também não tem.

Jesus Cristo não tinha biblioteca, como observou Fernando Pessoa.

O que ele quer ?

Pretextar uma qualificação que não tem ?

Ou persistir numa falsidade ideológica, para não ser punido ao confessá-la ?

Por que o Serra pensa que “pode mais” ?

Sobre o assunto, ler:

Quantos diplomas tem o Serra ? Nenhum. É o caso de impeachment ?

PiG traz de volta prova de que Serra não é economista (nem competente)

Conselho de Economia-SP: Serra não tem registro. Cadê o diploma dele ?

Globo confirma: Serra não tem diploma de economista

Cadê o diploma de economista do Serra? Um diploma que sirva no Brasil ?


Paulo Henrique Amorim
Leia mais no Conversa Afiada

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Fenômenos da desclassificação


Retrato da minha tristeza

Depois do final da partida do Brasil tentei de todas as formas acessar E-mail, twitter e nada. Aliás, aquela baleia do "over capacity" do twitter é uma...
-Ainda bem que temos o Blog para desabafar.
-Ou melhor, para relaxar.
-E nesta linha quero dizer aos "gaúchos(as)" e "brasileiros(as" que esta derrota não foi nada.
-Passa logo, 2014 é logo ali.
-Melhor ainda, estaremos em plena campanha para a reeleição de "Dilma Presidenta".
-Lula será o Secretário Geral da ONU.
-Até lá o Data-da-Folha não mais existirá.
-O Globope, idem.
-A tribo "indigena" do Serra terá sido dizimada pela elite branca, tartufa e golpista.
-Dunga estará treinando o meu colorado, "campeão de tudo".
-O Beira Rio será o melhor e mais moderno estádio do mundo.
-A FASE, já terá sido descentralizada
-O Morro Santa Tereza não terá sido vendido.
-Teremos um grande parque verde no atual terreno da FASE.
-Tarso Genro, estará postulando seu segundo mandato.
-Faltará opositores para Dilma e Tarso, pois ambos estarão com mais de 80% de aprovação popular.
-E o melhor de tudo.
-Melhor mesmo...
-Todos meus amigos e colegas blogueiros vão anunciar com letras garrafais ...
-Gilmar da Rosa é um profeta.
PS*- A nota triste ficou para o final, os canais de "comunicação social" em 2014 estamprão em manchete de capa, O PRBS (P de partido) faliu, quebrou, espatifou-se junto com os demais membros do PIG.
Em bréve, 2014 é logo ali.
Em tempo: A foto acima é minha preocupação com a desclassificação da nossa "seleção".
Mas, Viva o Brasil.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Gilmar limpa a ficha de Heráclito


A justiça é cega
Saiu no site do STF:


Ficha Limpa: ministro suspende aplicação da lei para senador condenado em 2ª instância

Por determinação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), eventual registro de candidatura por parte do senador Heráclito Fortes (DEM/PI) para cargo eletivo não poderá ser negado com base nas restrições impostas pela chamada Lei da Ficha Limpa (LCP 135/2010).

O ministro concedeu efeito suspensivo a um Recurso Extraordinário (RE 281012) do senador para suspender de imediato decisão do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) que condenou o parlamentar, em ação popular, por conduta lesiva ao patrimônio público. Este recurso começou a ser julgado na 2ª Turma do STF em novembro do ano passado, mas o julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro Cezar Peluso.

Com a decisão de hoje do ministro Gilmar Mendes, ficam suspensos os efeitos da condenação imposta ao senador para efeitos da Lei Complementar 135, até que a 2ª Turma do STF conclua o julgamento do recurso extraordinário interposto pelo senador. Assim, não podem ser impostas a ele as condições de inelegibilidade previstas na nova legislação.

A chamada lei da Ficha Limpa disciplinou o artigo 14 da Constituição Federal, instituindo a condenação judicial por órgão colegiado como nova causa de inelegibilidade. Recentemente o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou posição no sentido de que a LCP 135/2010 tem aplicação imediata, ou seja, vale para as eleições gerais deste ano.

Diante disso, a defesa do senador recorreu ao Supremo, pedindo a concessão do efeito suspensivo ao recurso em decorrência da urgência do caso, uma vez que o semestre judiciário termina antes do prazo final para o registro das candidaturas – 5 de julho.

Segundo o ministro Gilmar Mendes, não será possível a continuidade do julgamento do recurso pela 2ª Turma ainda neste semestre, uma vez que a última sessão ocorreu em 29 de junho e o período de férias forenses se inicia no dia 2 de julho de 2010.

Ao analisar o pedido Gilmar Mendes observou que “a urgência da pretensão cautelar parece evidente, ante a proximidade do término do prazo para o registro das candidaturas”, para deferir o pedido do senador e determinar que “o presente recurso seja imediatamente processado com efeito suspensivo, ficando sobrestados os efeitos do acórdão recorrido”, concluiu.
**************
O ministro Gilmar Dantas (*) poderia ter consultado o Conversa Afiada e constatar que a trajetória do senador Heráclito Fortes na Justiça tem sido conturbada.


Clique aqui para ler: Klouri faz PHA derrotar Heráclito Fortes na Justiça.

(*) Clique aqui para ver como um eminente colonista (**) do Globo se referiu a Ele. E aqui para ver como outra eminente colonista (**) da GloboNews e da CBN se refere a Ele.

(**) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG (***) que combatem na milícia para derrubar o presidente Lula. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí.
Postagem de Paulo Henrique Amorin no Conversa Afiada