terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sobre meus amigos "Dudas"


Em Sant’Ana do Livramento, também conhecida por ser o Rincão do Atraso, tenho dois amigos de alcunha “Duda”.
- Um é Amaral e o outro Pinto.
- Os dois são jornalistas.
- O Duda Amaral se retirou dos jornais e virou blogueiro e radialista.
- O Duda Pinto escreve uma coluna de amenidades no Panfleto da Tamandaré e participa de um programa de rádio – Conversas para o fim do mundo-
- Embora tenha me recolhido a outras tarefas e praticamente ter deixado de falar no Rincão do Atraso, hoje perambulando pela internet me deparei com duas perolas escritas pelos meus amigos “Dudas”
Leiam este primeiro post de autoria do “Duda Pinto” e percebam por aonde vem o mandaletes.
VISIONÁRIO

O general Olympio Mourão Filho, que foi chefe da 4ª Região Militar, em Minas Gerais. Ele tinha uma visão profética. No final dos anos 70, o general escreveu um livro de memórias, publicado pela editora L&PM, com o título "A verdade de um revolucionário". Há uma passagem, na página 16, que diz: "Ponha-se na presidência qualquer medíocre, louco ou semi-analfabeto e vinte e quatro horas depois a horda de aduladores estará à sua volta, brandindo o elogio como arma, convencendo-o de que é um gênio político e um grande homem, e de que tudo o que faz está certo. Em pouco tempo transforma-se um ignorante em um sábio, um louco em um gênio equilibrado, um primário em um estadista. E um homem nessa posição, empunhando as rédeas de um poder praticamente sem limites, embriagado pela bajulação, transforma-se num monstro perigoso ".
- O letrado colunista, intelectualizado com a obra de “coturno” do general Mourão, traz a luz da reflexão para o debate da sociedade tartufa e fronteiriça a “visão profética” de um baluarte da ditadura militar, em seu auge dos anos 70

Depois desta, observem o que escreve o “Duda Amaral”

Violência no campo
Os campos de São Gabriel já acumularam algumas cenas para a história da estupidez humana e para a batalha entre policiais militares e integrantes do MST. Nesta sexta-feira, os gaúchos receberam mais uma triste notícia da rotina que virou os embates entre esse movimento criminoso e policiais da BM que parecem não terem o menor treinamento para agir nessas situações ou obedecem ordens de pessoas que buscam exatamente o conflito armado com os sem-terra.

O MST é um grupo organizado, político e com interesses sinuosos e distantes da reforma agrária, que é lembrada apenas nos discursos e nos gritos de seus integrantes. A Brigada Militar é uma instituição que traz orgulho aos gaúchos e faz parte da história deste estado, ela deveria ser a certeza de segurança para o nosso povo. Porém, o que aconteceu em São Gabriel? A BM agiu diferente de tudo aquilo que preza a sua história e seus objetivos. Trouxe a violência para um palco onde, por mais que se critique a forma de atuação e as intenções do MST, não havia motivo para uma batalha. O MST tem seus crimes, mas ontem foi a BM que manchou de sangue o chão deste Rio Grande.
- Para o Amaral o MST é um movimento criminoso.
- A BM faz parte da nossa historia.
- O MST tem seus crimes.
- O MST tem interesses sinuosos.
- A BM enche os gaúchos (?) de orgulho.
Em outras palavras, o que aconteceu “na visão do Amaral”, é uma peninha.
- Que coisa chata.
- Um “tirinho” de 12 nas costas de um criminoso, disparado por uma BM que traz orgulho aos gaúchos e faz parte de nossa historia.
- São alcunhas que convergem – diria algum gaiato.
- Coisas de “Dudas” – razão para estudo astrológico.
- Foram “absorvidos” pelo meio. A sociologia explica.

4 comentários:

  1. Um é fotógrafo empregado do panfleto, o outro é latifundiário. Tu querias o que?

    ResponderExcluir
  2. Cuidado com estas amizades, isso contagia seu blogueiro.

    ResponderExcluir
  3. O Pinto só tem a quinta série(senão menos). Pisoteia o português sem dó. Não estrutura as opiniões de forma clara (talvez pela precária escolaridade). Ataca de forma gratuíta e raivosa os que discordam. Na coluna só faz colar e copiar. Veste pele de povão mas só publica fotos da classe alta da "aldeia". O outro é um desconhecido que só escreve lixo. A imprensa santanense, honrosas exceções, (que desconheço), é de péssimo nivel. Não tem (e nem quer ter) conteúdo. Alguns são até fofoqueiros, como esse tal de Fofucho. É inédito na fronteira um homem fazer fofoca em coluna de jornal. É isso aí. Tenho dito.

    ResponderExcluir
  4. A BM me enche tanto de orgulho,que eu vou mandar ela prender esses dois DUDAS.Motivo:Atentado Violento aos Meus Neuronios.Se Livramento nao existisse,eu diria que era ficcao.

    ResponderExcluir