terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Notícias do Rincão do Atraso

Reproduzo texto de amigo jornalista, Duda Amaral, titular do Blog Roendo as unhas. Duda sempre foi um companheiro nos grandes debates do "Rincão", em que pese nossas posições ideológicas contrárias. O questionamento que o Amaral faz neste texto é muito pertinente, qualquer fronteiriço entende, principalmente se tratando da omissão de um gestor como Wainer Machado. O Prefeito Wainer, pra quem não sabe, foi o cara que conseguiu extrapolar a prostituição eleitoral e ideológica. Este prefeito do PSB, partido apoiador do governo Lula e companheiro de chapa no atual governo Tarso, na sua reeleição foi eleito numa dobradinha com o PSDB, pra agravar o pragmatismo do vulto, levou junto na composição os DEMOS(PFL). Esta turma é quem governa a fronteira do atraso. Aliás atraso comprovado nos dados do IBGE, do qual o Duda Amaral é hoje funcionário. Livramento perdeu 18 mil habitantes em 10 anos. Como diz o gaúcho, crescemos como cola de cavalo. Com relação ao texto do Duda, incluiria demandas cruciais pra fronteira. Universidade Bi-nacional, partindo do pressuposto que o governo federal deve inaugurar em bréve uma escola técnica bi-nacional, UERGS incluída na mesma pauta, agro-industrias a partir dos 36 assentamentos que temos lá, bacia leiteira, organização da cadeia do mel, etc. Fiquem com o texto e a queixa.
***************
Onde estava nosso Prefeito?

Não tenho a menor ideia por onde andava o prefeito de Sant'Ana do Livramento Wainer Machado (PSB) nesta segunda-feira, mas tenho a certeza que havia dois lugares onde a sua presença era essencial nesta data para o bem do nosso município. Não escutei ele falando em emissora de rádio (o que é bem comum), não havia informação no site da Prefeitura e não consegui falar com seus assessores... por isso não sei por onde ele poderia estar nesta segunda. Porém, sei de dois lugares onde o prefeito da Cidade Símbolo do Mercosul deveria estar. Infelizmente, eram dois grandes eventos para contar com sua presença no mesmo horário e em locais diferentes.

Enquanto o governador Tarso Genro tratava questões envolvendo Rio Grande do Sul e Uruguai na capital Montevidéu, o vice Beto Grill (do mesmo partido de Wainer) reunia-se com prefeitos e representantes de várias cidades gaúchas para tratar sobre repasse de recursos para os municípios atingidos pela estiagem e do aproveitamento da energia eólica no Rio Grande do Sul. Lembrem que Livramento decretou situação de emergência em função da seca. Já em Montevidéu, uma comitiva de políticos e empresários liderados pelo governador discutiu temas como transformar em binacional o aeroporto de Rivera, promover a comercialização conjunta de arroz e a reativação de linhas férreas entre o nosso estado e o país vizinho. Pautas discutidas com a Comissão dos Representantes Permanentes do Mercosul. Lembrem que Livramento é a Cidade Símbolo do Mercosul.

Afinal, onde estava o prefeito Wainer Machado? Se não esteve em nenhum desses dois eventos, seria uma grande omissão de sua parte. O vereador João Batista Conceição (PSB) garante que o chefe do Executivo viajou para Porto Alegre para falar com o secretário Beto Albuquerque e para a reunião com o vice-governador. Confesso que vi algumas imagens do encontro e identifiquei o Robson Cabral, secretário de Planejamento, mas não o prefeito. Conceição também concordou com a importância para Livramento das pautas entre Tarso e Governo do Uruguai, mas questionou como participar da comitiva sem o convite do Piratini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário