quinta-feira, 5 de julho de 2012

Congresso Internacional de Trânsito traz a Porto Alegre a CEO da agência de prevenção de acidentes, a australiana responsável pelo vídeo “Everybody Hurts”, mega sucesso nas redes sociais




Este vídeo postado em dezembro de 2009, no site “You Tube”, se espalhou pelas redes sociais e hoje contabiliza mais de 14 milhões e 700 milvisualizações. O anúncio intitulado “Everybody Hurts”, por ter como trilha sonora a música de mesmo nome da banda americana REM, traz uma compilação dos filmes publicitários produzidos nos últimos 20 anos pela TAC (Transport Accident Comission), o órgão governamental de prevenção de acidentes e educação no trânsito do estado de Vitória, na Austrália. A TAC é uma organização governamental que atua ainda na indenização das vítimas de acidentes de trânsito, similar ao DPVAT no Brasil.

Filmado de forma hiper realista, o anúncio mostra sem eufemismos as conseqüências da direção perigosa que resulta em acidentes gravesnas vidas dos envolvidos. A peça impactou o mundo ao se espalhar pelo Facebook e Twitter, entre outras redes sociais, e mudou paradigmas da propaganda educativa de trânsito. 

O Congresso Internacional de Trânsito, que se realiza entre 17 e 19 de julho de 2012,no Centro de Convenções do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, terá a CEO da TAC, Janet Dore, como uma das suas palestrantes internacionais. Dore vai proferir conferência às 16hs do dia19 de julho, sob o tema: “Conte a verdade, mostre a realidade” – 20 anos de campanhas públicas de segurança”. 
Janet vai abordar como as campanhas contribuíram para reduzir pelametade os acidentes de trânsito em Vitória nos últimos 12 anos. Vitória é o segundo Estado mais populoso da Austrália, e o mais densamente povoado, com cerca de 75% de sua população vivendo na capital Melbourne.

Dore atuou no Tribunal de Planejamento de Recursos de Vitória mantendoao mesmo tempo compromissos acadêmicos no (então) RMIT e FIT. Foi a primeira CEO da recém constituída Cidade de Ballarat. CEO do Conselho da Cidade deNewcastle e Chief Claims Officer da TAC. É Diretora do Instituto de Pesquis apara Segurança, Compensação e Recuperação (ISCRR), o Comitê de Geelong, e foi nomeada membro do Painel Consultivo de Peritos sobre o Plano Nacional de Seguros e Deficiência (NDIS) em 2012. Possui MBA da Universidade Deakin e é membro do Instituto Australiano de Gestão e do Instituto Australiano de Diretores de Companhias. Atua como CEO da Victoria’s Transport Accident Commission (TAC) desde outubro de 2008.

A conferência de Dore terá a mediação do publicitário e sócio-diretor da Agência Escala, Alfredo Fedrizzi. "Sempre acreditei que usar a emoção é o que funciona em comunicação de massa. E essa campanha da TAC é um marco, pois choca. Depois que assisti na primeira vez, inclusive, saí de carro andando muito mais devagar do que sempre. No Brasil algumas pessoas pensavam que em temas como esse a comunicação deve ser"comportada". Felizmente, estão repensando, pois os resultados são maiores em campanhas mais "reais". Adoro essa campanha e acho que ela contribuiu para melhorar muito o nível das campanhas públicas no mundo", avalia Fedrizzi.
Janet Dore chegará a PortoAlegre no domingo, dia 15 de julho, e estará à disposição para entrevistas para os órgãos de mídia impressa, eletrônica e de internet. Os agendamentos devem ser feitos através da assessoria de comunicação do Congresso Internacional deTrânsito.

O Congresso Internacional de Transito é uma realização do Detran-RS, em comemoração pelos 15 anos de atuação do órgão. Em três dias de atividades, o evento vai reunir especialistas, estudiosos, formuladores e agentes efetivos das políticas de educação no trânsito e prevenção de acidentes para uma vasta troca de experiências e idéias. As inscrições para o evento são gratuitas e estão abertas ao público em geral no hot site do evento, em www.congressodetransito.rs.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário