sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Açudes e cacimbas



Yeda Rorato Crusius, antes de assumir o governo guasca já prometia uma revolução no campo com seu projeto de irrigação. Nos mesmos moldes de Germano Rigotto que prometera um posto de saúde por km, a senhora YRC se comprometeu em fazer milhares de barragens e açudes no estado, prioritariamente nas regiões mais castigadas pelas estiagens. Na verdade, institucionalizou a promessa e tão logo assumiu criou a “Secretaria de Irrigação”. Seu governo acabou e os milhares de açudes e barragens ficaram apenas no papel. Os números finais de seu governo e da mídia amiga, indicavam mais de 4 mil açudes construídos e duas barragens. Esta semana, os números de açudes foram reduzidos pelo próprio ex-secretário de irrigação de Yeda. Baixou de 4 mil para mil e poucos “micro açudes”. Com relação as barragens propagadas por Yeda e alardeadas pela mídia generosa, ou seja, as barragens de Tacuarembó (R$80 milhões) e Jaguari (R$85 milhões), ambas na bacia do rio Santa Maria, ainda não irrigaram nenhum hectare de terra, pior, a mídia golpista se olvida de citar que 70% destas obras são feitas com recursos do PAC. A bem da verdade, o Rio grande sofre à décadas com estiagens como esta de agora, especialmente a metade sul. O novo governo, ao que sei, extinguiu a secretaria de irrigação e transferiu a responsabilidade para a Secretaria de Agricultura. Se assim for, está em boas mãos, pois em que pese que o Secretário Mainardi pouco saiba de agricultura, de secas e estiagens ele entende. Afinal Mainardi foi prefeito de Bagé por oito anos e padeceu com a barragem de Sanga Rasa e a de Arvorezinha que ainda não saiu do Papel, e vê o sofrimento de seu povo com racionamento de agua de 12 em 12 horas.
Assim é a vida. Digo mais, precisamos de técnologia pra armazenamento de agua e não apenas ficar cavando cacimbas no Estado afora.

2 comentários:

  1. Pois é Gilmar, temos um programa aqui na cidade que alguns chamam de "fim do mundo", que a radialista disse que irá perguntar ao Mainardi, já que ele foi oito anos prefeito de Bagé, sobre a seca e falta de água naquela cidade, a moça estava indignada. Mas tenho certeza, na primeira visita do Secretário de Agricultura em Livramento, não só ela, mas muita gente vai ter umas poucas e boas respostas.

    ResponderExcluir
  2. Gilmar. Parabéns por levantar esta questão. Porém, como sempre, o buraco é mais embaixo e a herança do governo Aracruzius é mais maldita. Sugiro que consulte o meu blog Notícias do Pampa em www.edulanna.blogspot.com para entender melhor a questão relacionada a essas barragens e à necessidade de se conviver com a seca no RS.

    ResponderExcluir