sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Cenas de Livramento, um povoado distante na fronteira com o Uruguai



Foto de J.Cavalheiro/PM no Jornal A Platéia
A foto acima retrata fielmente o modus operandi da política fronteiriça. Nesta interminável novela de desocupação da praça Flores da Cunha, na fronteira entre Livramento/Rivera, o restojo é o sorriso do prefeito e secretários nas paginas do jornal. Em Livramento, desde sempre “políticos” convencionais usam do expediente fiteiro de foto em jornal pra convencer a corte. Pra qualquer desavisado, a foto acima sugere algo bom, resultado de uma política eficiente, conclusiva. Só parece, na verdade o gestor tartufo e seus sorridentes secretários estão cumprindo uma ação judicial e mesmo assim de forma parcial. Não existe nenhum motivo pra sorrisos ou gabolices. Aliás é vergonhoso que depois de tanta luta pela desocupação, restauração e devolução da praça e por um local definitivo e digno pra os trabalhadores, se culmine com esta cena deplorável de barraquinhas de plastico nas paginas de jornais.
Registro também que esta vitória parcial, da comunidade e dos trabalhadores da “Praça dos Cachorros” só foi possível pela luta e engajamento de vários atores, com destaque dos ativistas do Blogue Santana do Livramento Do qual transcrevo o texto abaixo.

_____________________________________

Prefeito Wainer só quer beber a limonada

As notícias sobre Livramento, nos últimos dias, dão conta que houve a retirada dos camelôs da Praça dos Cachorros, bem como o cercamento com tapumes deste espaço público desvirtuado de suas funções urbanas por mais de três décadas. Contudo, essas mesmas notícias trazem uma distorção dos acontecimentos que precisam ser recolocados nos termos da verdade factual.  

O prefeito Wainer Machado está contorcendo a realidade em favor de sua administração inoperante e omissa. Por sete longos anos, o prefeito Machado se omitiu da responsabilidade de cumprir a lei quanto à presença de comércio ambulante em local impróprio e junto à linha de fronteira, desafiando assim a legislação municipal – Código de Posturas e Lei do Plano Diretor – e a própria legislação federal que trata das linhas limítrofes internacionais.  

Depois de uma longa campanha cívica iniciada aqui neste modesto blog, em julho de 2010, depois de um ordenamento judicial que obrigou o prefeito Machado a desocupar a praça e realocar os ambulantes, agora este mesmo prefeito vem discursando a retórica do cinismo e do oportunismo. Quer fazer do limão azedo, uma limonada doce e gelada! Dá entrevistas, fala nas rádios e se manifesta como se fora o protagonista número um do processo de legalização e organização do espaço público na linha de fronteira. Não é. Nunca foi.

As mudanças estão se operando porque houve mobilização popular, porque houve pressão social, institucional e política, porque houve a tomada de consciência de autoridades do Ministério Público e do Poder Judiciário. Esta é a verdade factual.

O prefeito Wainer é agente passivo nesta operação, apenas cumpre ordens do Judiciário, nada mais.

Saibam todos que o prefeito Wainer está cumprindo determinação judicial irrecorrível e intransferível, caso contrário poderia sofrer graves sanções e até perder o cargo de chefe do Poder Executivo do município de Livramento. Para piorar a situação, é preciso informar (já que a imprensa local não o faz como deveria) que o município de Livramento é réu em uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público acerca do descaso da Prefeitura para com as irregularidades na linha de fronteira.      
   
O prefeito Wainer está querendo pegar carona numa obra coletiva que não lhe pertence, e ainda assim quer tomar lugar de honra e posar todo pimpão na vitrina dos acontecimentos. Mal conseguindo ocultar a condição de réu, Wainer insiste e teima em fazer proselitismo político-eleitoral, apostando num comportamento espetaculoso e irresponsável.    

Antigamente o nome disso era demagogia, que nos bons dicionários significa “ação ou discurso que simula virtude com objetivos escusos”.

Um comentário:

  1. Bom dia.

    Uma passagem das Escrituras, sem motivo especifico por ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia as Escrituras de Deus, pois ela sempre fala ao nosso ser.


    CAPÍTULO 12
    1 ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

    2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

    3 Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

    4 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,

    Abraços
    Jesus Cristo te Ama!
    Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida

    ResponderExcluir