segunda-feira, 13 de julho de 2009

RBS vende neve, mas não entrega




Evite o turismo pega-ratão
Sexta, sábado e domingo o jornal Zero Hora anunciou neve no Estado. Mas ela não veio. Nos últimos anos tem acontecido esse fenômeno. Não o da neve. Mas uma espécie de pajelança profana, promovida pela mídia (para a RBS, quase uma obsessão), com o objetivo de beneficiar o turismo basbaque da classe média branca, obesa e proprietária de pequenos automóveis adquiridos por financiamento em uma centena de meses. Cria-se assim, pouco a pouco, um novo mito no Rio Grande, que vem se juntar às demais fabulações e tradições inventadas.
A manipulação de alegorias é uma prática recorrente no RS. A maior delas, o mito superlativo, reside no que se convencionou chamar de “Revolução Farroupilha”, uma revolução que jamais existiu, naqueles termos. Outra alegoria é a do “gaúcho”, uma idealização que se esquece de cumprir o que promete, além de reduzir a nossa rica pluralidade étnico-cultural à unidimensionalidade forjada de um tipo humano primário - o patrão do latifúndio.
Agora, é a vez da neve abstrata. Outra promessa que nunca se cumpre. Quem não consegue garantir o frio, como pode prometer a neve? E não se trata de qualquer neve, é a “neve” de Gramadocanela, dos hotéis com tarifas de Aspen e serviços de casa da sogra, com restaurantes com preços londrinos e comida nível paradouro-de-caminhoneiro.
Gramadocanela é um pega-ratão que urge ser evitado. Quer ir à Serra? Vá a destinos alternativos, não contaminados pela esperteza de alguns e outros. Vá, por exemplo, ao interior de Flores da Cunha, conheça as pequenas cantinas de vinho, a gastronomia colonial autêntica e a graça original dos descendentes de imigrantes europeus. Mas vá rápido, antes que sejam corrompidos pelos camelôs de neve em pacote turístico fake.
Leia o blog diario gauche e tenha um choque de realidade, com entrega garantida.
Clica no link colorado.

Um comentário:

  1. Meu amigo Gilmar, faz mais de ano que digo que a neve pode cair todos os dias na Serra Gaúcha. Até brinquei em meu blog que haverá de chegar o dia em que a previsão do tempo da RBS dirá o seguinte: "Hoje, véspera de Carnaval, as temperaturas deverão passar dos 40ºC, mas pode nevar na Serra Gaúcha". hehehehehe. Faz sei lá quantos anos que escuto isso e nem lembro quando foi a última neve que realmente caiu, e até duvido que tenha sido na Serra Gaúcha. Eu mesmo, costumo receber treinamentos pelo IBGE em Bento Gonçalves (antes era em Canela) e nunca senti frio lá como nós sentimos aqui na fronteira, com o Minuano que traz o frio dos Andes... Até poderíamos criar um marketing sobre o nosso Minuano como eles criaram da Neve na Serra... Mas é uma pena que essa crítica a eterna neve da Serra saiu no teu blog apenas depois do Diario Gauche ter comentado e não antes quando eu já tocava no assunto. Inclusive semana passada repeti no Contraponto da Rádio Cultura. Tudo bem, talvez tu não esteja mais lendo meu blog.... hehehehe!! Abraços, meu amigo e... se fores na Serra, lembra que pode nevar hoje, amanhã, depois, no Natal, Carnaval, Páscoa...

    ResponderExcluir