quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Contextualizando Serra

O obscurantismo, como nova esgrima da direita, está em toda a parte. Nem nisso a campanha de Serra é original. Está simplesmente, com as cores locais do Brasil, adequando seu discurso dentro daquele que a direita mundial vem fazendo nos Estados Unidos e na Europa.

A cena seria cômica, se não fosse hilária.
A candidata ao senado dos Estados Unidos no estado de Dellaware, Chistine O’Donnell, do Partido Republicano e do Movimento Tea Party, de extrema-direita, mostrou-se indignada: “Onde consta na Constituição dos Estados Unidos a separação entre Estado e Igreja”? O candidato democrata, Chris Coons, entre constrangido e sorridente, tentou explicar: “Na Primeira Emenda (First Ammendment, em inglês), adotada em 1791”. “O quê?”- ouviu em resposta – “você quer dizer que isso está na Primeira Emenda”?

Nessa altura, a platéia, formada por estudantes de Direito, morria de rir. A ignorância fundamentalista da candidata era completa.

E assim é como lhe parece: o obscurantismo, como nova esgrima da direita, está em toda a parte. Nem nisso a campanha de Serra é original. Está simplesmente, com as cores locais do Brasil, adequando seu discurso dentro daquele da direita mundial: fazendo um upgrading, digamos.

Os valores fundamentalistas em torno da religião têm sido constantemente manipulados contra Barack Obama nos Estados Unidos. Na Europa não dá outra: da França, Bélgica e Holanda, à Alemanha, Hungria, Suíça, Áustria, a mobilização da extrema-direita pendeu para uma suposta polarização entre a “civilização judaico-cristã” e o “Islã”, numa campanha tão repelente contra muçulmanos, árabes, turcos, ciganos, etc., quanto à que a campanha de Serra vem fazendo em torno de questões pseudo-religiosas e pseudo-cristãs.

Na Alemanha, ainda bem que o Conselho Judaico não caiu nessa esparrela de se ver agora incluído na “civilização européia” contra os “alienígenas” muçulmanos e vem se manifestando sistematicamente contra esse tipo de discriminação.

O caso da candidata por Dellaware ilustra bem uma característica dessa campanha: o desprezo pelo saber. A candidata sequer se dera ao trabalho de “ler” a Constituição para falar em seu nome. Assim age a campanha das sombras em favor de Serra: despreza a Bíblia para falar em seu nome, pois todo mundo sabe que da lição religiosa não se inferem favorecimentos a candidaturas políticas. Mas não importa: a direita prega a ignorância e o medo em toda a parte.

P. S. 1 – Na falta de outra coisa, a campanha midiática conservadora tenta requentar o caso da quebra de sigilo dos tucanos.

P. S. 2 – A furiosa investida da campanha de Serra contra a pesquisa Vox Populi mais recente tem endereço certo: intimidar os demais institutos de pesquisa.

Flávio Aguiar é correspondente internacional da Carta Maior em Berlim.

Um comentário:

  1. Porquer os Blogs do Ceará puxam tanto o "Saco" do PT ? E não divulgam os Roubos que esse Partido
    Faz ???

    ResponderExcluir