segunda-feira, 30 de maio de 2011

Encontro sujo no RS


Neste final de semana, tive a oportunidade de “chafurdar” na lama dos Blogueiros e tuiteiros do RS guasca. Na verdade, não apenas guascas, encontrei sujinhos de vários Estados e de outros países. Experiencia fantástica conhecer pessoas com as quais compartilhamos idéias, divergimos, replicamos em nossos blogues suas posições e que por convergências nos reunimos num evento destes. Da mesma forma, encontrar com tuiteiros(as), que em nossa TL são apenas @, seguidos ou seguidores, pra além dos 140 caracteres, pudemos charlar bastante, trocar informações e impressões. A única avaliação que posso fazer do #BlogProgRS é do estrondoso sucesso que foi o evento. Quero apenas destacar pontos que realmente ficou martelando na cabeça de muitos, não vou citar nomes pra não cometer enganos e dar créditos equivocados.
Também não vou furta-los de uma avaliação idônea e estruturada do 1º Encontro de blogueir@s e Tuiteir@s do RS, basta clicar aqui ou aqui. Pra ver retratos aqui.
Uma, das muitas verdades que lá foram ditas, foi que não se pode esperar esperar vozes uníssonas entre nós. É imperativo dizer que um mesmo tema, discutido por estes blogueiros e tuiteiros reunidos, seria vertente das mais diversas opiniões e intermináveis discussões. Assim foi, assim será e que bom que é assim.
Também foi dito que não somos um movimento político. Sim e não. Político, acho que sim, somos. Não podemos partidarizar e tampouco hierarquizar este “movimento”, ou como queiram, esta militância digital. Tenho simpatia por um fórum permanente de discussão, sugestão do encontro, entretanto, quando se fala em associação, direção, diretoria, clube ou o afins, sinto beliscões na bunda.
Como disse, um dos muitos sábios, sujo e experiente lá presente, devemos nos guiar por diretrizes que nos aproximam, que temos acordo. E sabe qual destas é a que mais nos aproxima?
Essa eu sei. E respondo. Como sujo, encardido e jamais sabujo.
Combater e derrotar a velha mídia.
Na verdade, temos feito isso. Com competência, desmistificando factóides, mostrando fatos e verdades sem juízo de valor da notícia. Sem prejuízo de nossa opinião, evidente.
Mas, como disse alguem, “não podemos nos achar”, em que pese a contribuição no contra ponto que fizemos a mídia corporativa e golpista nas eleições de 2006 e 2010. Mas, uma coisa é certa, temos dado cagaço neles,todos os dias.
Outra sugestão que ouvi por lá: Devemos fazer um movimento político, pluripartidário, encaminhar demandas legislativas pra regulamentação para deputados (as), não obstante, apoiar a quem acolher tais demandas. Por, obvio.
Porém, sempre tenho um porém. Prospera a idéia de “Polibização” de blogues, tipo assim, financiamento, profissionalização dos referidos, banners. Sei lá, acho que isso merece mais discussão, sabe como é, buçal, compromisso, estreitamento. Vamos em frente, este mundo é efervescente, novo e em construção permanente.
Por derradeiro, o #BlogProgRS cumpriu plenamente com a pauta que se propunha, foi extremamente plural e radicalmente democrático. Houve acolhimento de todas as pautas, desempenho fantástico dos organizadores do evento, uma mescla de veteranos e jovens que resultou no sucesso pleno.
Parabéns a todos(as) e rumo ao 2ºBlogProgBR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário