quarta-feira, 9 de junho de 2010

Trânsito e feriado


Aproveitei o feriadão pra matar a saudade da fronteira, afinal de contas Livramento não tem culpa de abrigar o Rincão do Atraso (cabeças tartufas) que lhe corroí as entranhas. Mas, o assunto aqui é outro. Saí de Porto Alegre na quinta feira pela manhã, dia bonito e estrada absolutamente cheia.

Desde a saída da ponte do Guaíba até a chegada na fronteira. Um caos.

Carrões, camionetes, caminhões e muitos carros populares.

Pior, motoristas despreparados, em alta velocidade e desobedecendo sinalizações básicas.

Comentamos no carro que teríamos o anuncio de recordes de acidentes e mortos no final do feriado.

De fato o numero foi recorde, entretanto aquém do que imaginei.

Morreram 38 pessoas, numero baixo diante dos absurdos e dos acidentes que presenciei.

Alguns comemoram os recordes de vendas de carros novos todos os meses, a nova classe média comprando automóveis em 60, 70 e até 80 meses.

Na contramão de tudo isso, temos estradas pedagiadas caras e de péssimas condições.

O exemplo disso é pegar a BR 290. Você paga três pedágios e trafega por pontes estreitas, asfalto ruim, estradas simples e muitas vezes sem acostamento.

Ao final do trecho Pedagiado, na altura de Santa Margarida até Livramento ás obras do PAC, mostram como podemos trafegar em boas estradas (pelo menos o asfalto é superior) federais sem pagar nada por isso.

Me dizia um amigo gaiato, “Se o Fogaça ou Yeda ganham as eleições, este trecho ta pronto pra entregar para os pedágios”.

Já em casa, imaginei no domingo a noite que havia me safado do caos no trânsito, triste engano.

Segunda feira ao apanhar as crianças na escola, terminei por bater outro recorde. Levei quase duas horas para percorrer 7 km.

Ontem fiquei sabendo que o grande congestionamento na capital foi causado por um acidente envolvendo ônibus e automóveis na Castelo Branco, saída de Porto Alegre.
O acidente ocorreu ás 14 horas e eu cheguei em casa ás 20 horas na zona sul, que via de regra nada teria a ver com a saída da cidade. Deve ter sido culpa dos Portais da Cidade prometidos pelo ex-Fogaça.

E esta gente ainda pretende Porto Alegre como sede da Copa do mundo em 2014.
*****************
Em tempo: Clique aqui para ler a contradição e a demagogia de hoje no jornal (?) Zero Hora.
Alerta feito pelo Sociólogo Cristóvão Feil no Diário Gauche.

Um comentário:

  1. E aqui no Rincão dos Atrasados nós simples mortais ficamos duas horas para arrumar um estacionamento no centro da cidade, pois muita gente (donos da cidade) estacionam de manhã e só saem a noite e para completar,ainda os logistas marcam com caixa e madeiras ou alguns funcionarios reservarem as vagfas para seu uso exclusivo.E ainda, nós pagamos impostos e vem um prefeitinho que Leva tudo para sua fazenda no Uruguai. Que mais...

    ResponderExcluir