domingo, 1 de agosto de 2010

Vergonha da Fronteira Livramento e Rivera


Praça internacional de Livramento é um lixão a céu aberto


Ontem, por ocasião do aniversário de Santana do Livramento - 187 anos da sua fundação - o presidente Lula visitou-a, aproveitando para se encontrar com o presidente do Uruguai, Pepe Mujica, com o qual assinou tratados comuns e conversou sobre a paz na América Latina, entre outros temas.

No entanto, o clima não foi só de festas e rosas, como se diz. Segundo fontes bem informadas repassadas com exclusividade a este blog DG, o presidente Lula ficou aborrecido com o quadro de degradação urbana da Praça Flores da Cunha (Praça dos Cachorros) e do Parque Internacional, em Livramento.

Como se sabe, Livramento, no Brasil, e Rivera , no Uruguai, são cidades-gêmeas, onde existe apenas um único conjunto urbano, sem divisões físicas ou embaraços aduaneiros. Se distingue que estamos numa fronteira internacional apenas pelo som dos idiomas e os cartazes dos anúncios nas lojas comerciais. Lula, segundo a fonte, teria manifestado profunda irritação com o descaso apresentado no lado brasileiro da linha divisória binacional, onde a Praça dos Cachorros está completamente tomada pelo comércio ambulante, debaixo de barracos improvisados e muito sujeira. O Parque Internacional não encontra-se muito diferente: observam-se árvores centenárias cortadas, muitos bancos quebrados, luminárias sem lâmpadas e com a fiação elétrica exposta, pedras portuguesas com grandes falhas, bem como cercada de ambulantes que vendem alimentos e bebidas em trailers, mesas e cadeiras.

A área pública está, portanto, invadida pelo descaso das autoridades e pelo comércio improvisado e ilegal, num cenário de vale-tudo que degrada a convivência amigável das cidades-gêmeas, tão visitadas por turistas em qualquer época do ano.

Veja o vídeo (acima) e constate você mesmo, como era (foto ao lado) e como está hoje. Este breve documentário é parte de uma campanha - apartidária e inominada - pela restauração dos dois espaços públicos de Santana do Livramento (RS).

Assine o abaixo-assinado que está aqui no blog Santana do Livramento, especialmente criado para a campanha de revitalização da Praça dos Cachorros e do Parque Internacional.

Mesmo que você não tenha nascido em Livramento, como é o meu caso (nem todos são perfeitos!), por favor, apoie e divulgue esta campanha cidadã.
Postagem pescada do Diário Gauche
PS.Cheguei neste momento em casa, depois de uma semana na fronteira, que por acaso é minha cidade (s) natal. Recebi no Facebook este video e hoje me deparei com ele nos escritos do atualissimo sociólogo Critóvão Feil. Voltarei ao tema depois de relaxar destes 500 km.

13 comentários:

  1. Olá, Gilmar.
    Tudo bom?

    Meu nome é Paulo Castro, sou jornalista, e estou trabalhando no comitê da nossa futura presidenta Dilma, para cuidar e auxiliar o relacionamento de vocês - blogueir@s - com a campanha. Te enviei um e-mail - para o endereço que consta aqui no blog - você viu? Caso não tenha recebido, poderia me enviar um (blogueiroscomdilma@gmail.com) para que possamos conversar?


    Um abraço,
    Paulo.

    ResponderExcluir
  2. bom dia,isso só acontece em nossa fronteira porque talvez nao tenhamos território disponivel o suficiente.Na verdade é a mais pura incompetência da administração,arcaica e ultrapassada.Um municipio que dispõe de uma area de mais de 100 hectares para atrair empresários a fim de pelo menos olhar a area do distrito industrial nossos governantes nao fazem a menor questao de anunciar a areabasta só colocar algumas placa ao longo da entrada da cidade e aproveitar a quantidade de pessoas que egressam em nossa cidade todos os dias.

    ResponderExcluir
  3. no sabia que la plaza de los perros fue un dia tan linda como cuidadana me da verguenza esta sutuacion tenemos quecambiar esta realidad urgente

    ResponderExcluir
  4. faço párte dessa vergonha pois sou camelo a 12 anos com coraçao apertado olhei esta video e envergonha peço desculpa a historia da minha cidade

    ResponderExcluir
  5. como disse me sinto envergonhado de fazer desse descaso do governo municipal pois sou camelo a 12 anos cansamos de pedir um lugar descente para poder trabalhar e sustentar nossas familhas quando guri cansei passear por essa praça hoje chorando ao olhar o video peço desculpa a minha cidade e deus queira um dia poder ajudar a recuperar nossa historia que deus nos abençoe carlos bruno

    ResponderExcluir
  6. Sou camêlo e antes de ser cresci vendo esta praça, todo dia eu passava por ela, era linda, além de ser local de encontro para e trabalho para prostitutas e seus cafetões e gays, além de drogados. querem melhorar não culpem o prefeito, quando ele chegou já estava tudo assim. o unico q ele fez foi pensar em todas as familias que vivem daquele local.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns aos que iniciaram este movimento em prol da conhecida "Praça dos Cachorros". Com certeza são pessoas dígnas e conscientes, que não fogem a luta, não se intimidam e, mostram ao Brasil e ao mundo o descaso das nossas Autoridades tanto com o bem público como com os ambulantes ali instalados, estes que se acomodaram naquele local e deixaram de exigir um espaço adequado para desenvolver suas atividades sem danificar o patrimônio da sociedade santanense. É hora de mudar esse fato vergonhoso.

    ResponderExcluir
  8. La situación es producto de la falta de que las autoridades no toman ninguna actitud y como todos sabemos lo anormal pasa a ser normal. Y pienso que la comisión de limites es más responsables por esa situación así como la Federal que reprime el contrabando y allí hace vista gorda. Si hay tanta permisividad es porque debe haber corrupción sino fuera así ellos seguro que no estarían allí.

    ResponderExcluir
  9. falar e facil gostaria de saber onde vao colocar trabalhadores que ali estao dia a dia chova faça frio e muintas pessoas fazem questao de chamar de camelos e muitas vezes de desocupados sera que essas pessoas nao tem familhas para sustentar levam pau todos os dias ficam que nem moscas tontas sem saber o que fazer falar e facil nao e porque essas pessoas que tanto criticao e moram fora de da nossa cidade tao querida nao voltam para ajudar pois so falam livramento nao tem futuro pois eu sai e voltei eu amo minha cidade nao troco por lugar nenhum esse eo verdadeiro amor por minha terra natal

    ResponderExcluir
  10. concordo com o comentario do abandono de nossas praças,mas o pior de tudo isto e o abandono dos doentes,pois para quem não sabe não temos nem UTI,os que não tem condiçoes de pagar particular,são repaçados como mercadorias para os hospitais das cidades mais proxima;quando não morrem a caminho.me descupem caros amigos que não se encotram por aqui, mas o povo que reta em LIVRAMENTO,é este que esta precisandode apoio e não de criticas,e pedradas,,,,,,

    ResponderExcluir
  11. Sou camelô a mais de 18 anos, concordo que devemos ter um lugar digno para o nosso trabalho, pois dali sai o sustento para minha e de muitas outras familias dos comerciantes. Falta atitude, seriedade para esta situação que se arrasta a muitos anos, pois não é de um dia para outro que vamos solucionar esse problema. Precisamos de projeto e local concreto e definitivo.
    Não vai ser um capricho de uma pessoa que não reside e desconhece nossa nosso interesse por esta praça tão importante.
    Atualmente estamos nos adaptando a nova realidade de micro empreendedores com o apoio do Sebrae, precisamos construir o nosso camelódromo. É muito fácil criticar, mas quem sabe essas mesmas pessoas que nos criticam poderiam mostrar-nos caminhos viáveis para nosso local de trabalho definitivo.

    ResponderExcluir
  12. Incrível, alguns dos comentários acima, pois todas as pessoas têm direito a trabalhar para sustentar a si e suas famílias. Agora, pergunto, porque uns têm de ter direito a ocupar espaços públicos, sem pagamento de quaisquer impostos? Por quê deve a Prefeitura resolver os problemas dos camelôs - obrigação de conseguir um lugar para eles? Imaginem, se todo o desempregado ocupasse um espaço público ou fosse exigir da prefeitura que lhe conseguisse um trabalho ou lugar nobre para instalar o seu "negócio". Sinceramente, é o momento dos camelôs tomar conciência, se organizarem e buscar resolver seus problemas, não esperar de mão beijada que outros o façam.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de resaltar que mais uma vez a justiça não foi feita. fui camelô durante anos e fiquei em uma lista de espera na qual até hoje não fui chamado. A prefeitura ficou de fiscalizar as bancas para que não houvesse comercio das mesmas. passam os fiscais e fazem vista grossa apontando pessoas que lá não se encontram, pois bancas já foram vendidas e alugadas. engraçado isso não ! se alguem puder me dizer a mão de quem tenho que molhar pra ter uma banca , favor postar para que eu possa trabalhar novamente. queria ver a assinatura dos proprietarios das bancas recolida pelos fiscais durante 30 dias seguidos só para ver qual a sacanagem que iriam fazer. REFORMA JÁ ! é o que precisamos para menas sacanagem.

    ResponderExcluir