quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Histórico e mensagem de fim de ano.


Hoje, lendo textos antigos que escrevi aqui, no antigo blogue e em alguns jornais ao longo do tempo, senti necessidade de relatar esta trajetória e deixar uma mensagem de final de ano, um "bota fora".
Histórico
Quando retornei do Rio de Janeiro para Livramento em 2006, resolvi criar uma pagina na internet, chamava-se Ponto de Vista (mesmo nome de minha coluna no jornal de papel) era hospedada nos EUA e acabei por perder todo o conteúdo, os caras sumiram. Passei a escrever no Blog da UOL(clique aqui pra ler), quando mudei pra Porto Alegre (2009) passei a usar este espaço que de certa forma se tornou um repetidor de textos alheios. Entretanto, esta história de escrever (Baita pretensão), vem de mais tempo e os motivos continuam os mesmos. Explico: Em 1985, eu e alguns malucos nos juntamos em Livramento e resolvemos criar um jornal independente pra se opor aos jornais chapa-branca e golpistas da cidade na época, A Platéia, Folha Popular e JS, surgia então o Correio Santanense. Todos trabalhavam por doação, jornalistas, chargista, diagramador, palpiteiros como eu e afins. Durou alguns anos, soube que depois venderam a marca e o que seria o Correio Santanense hoje circula com outro nome. Não sou jornalista, nunca tive pretensão de ser, na época tinha escritório de contabilidade e plantava arroz. Nosso objetivo na época é atualíssimo, é praticamente o que fazemos hoje nos blogues. Gosto de dar meus pitacos, encher o saco da mídia, entretanto, faço quando quero e posso. Não tenho compromisso com ninguém, não sou voz de ninguém, não tenho vinculo e não sigo orientações de nada e ninguém.
Mensagem
Até a última hora, achei que não ia escrever esse artigo de despedida de ano. Uma solução ia pintar, eu pensava. "Um ano tão legal!" dizem os leitores com quem me encontro ou que me escrevem que eu estava quase parando, escrevendo pouco. Naturalmente que o ritmo diminuiu, cheguei a montar uma retrospectiva política e financeira para publicar, mas ficou muito numero parecia uma tabuada, os resultados positivos são incontestáveis, todos sabemos. Então decidi que a mensagem tinha quer mais intima, mais leve ...assim como tomar um chope na Sarandi ou numa conversa de balcão. Algo para meus leitores, aqueles de todo dia que me honram com seus cliques.

O que mais me impressionou nestes anos de blog foi à intimidade criada com alguns leitores, num grau como nunca tivera antes. Escrevi coisas, fiz confissões que jamais faria em papel impresso. É bem verdade que nada explosivo, nenhum filho fora do casamento, nenhuma aventura, nenhum crime. Mas, de qualquer maneira, os papos às vezes eram ferrenhos, opiniões e posições assumidas geram “tremores” que considero salutar. Em que outro lugar eu contaria minhas peripécias para acabar com a barriga de chope? E ao mesmo tempo dar pitacos em questões de economia e política? Sempre vigilante com a “mídia” conservadora e arcaica. Observando seus erros mais grosseiros e enaltecendo posições corretas. Não me perguntem por quê. A hipótese mais provável é que a gente escreve aqui como se estivesse respondendo ao e-mail de um amigo(a)
Há leitores de quem nunca vi a cara, de quem nem a idade sei e que se tornaram amigas ou amigos _ de fato, com sinceridade. Sabem tudo sobre mim, dão palpites na minha vida, me fazem confidências, declarações de admiração, de ódio, muitos xingamentos impublicáveis.  Acho que vou sentir falta até do Abstrato, (anonimo) o mais cretino dos comentaristas – ô, raça! -, pra você ver como tenho mesmo uma impressionante capacidade de deletar o que de ruim existe nas coisas boas que vão ficando pra trás. Acredito que, com o tempo, minhas ex-mulheres vão virar pessoas perfeitas (cruzes), tamanha facilidade tenho para esquecer as crises e o que é ruim, acredito que é assim que devemos tratar nossos algozes, além é claro de reprovar os comentários.
Chatos, muito chatos, são só estes momentos inevitáveis em que velamos uma bela história que se acaba como o ano que se vai. Sábado será a dia de se despedir do melhor presidente que o Brasil já teve. Não obstante, teremos a posse da primeira mulher presidenta, melhor ainda, eu e creio a maioria de vocês ajudaram a elegê-la Entretanto amigos, o Ano Novo está ali na esquina nos aguardando e as coisas boas que nos aguardam são do tamanho dos sonhos e da esperança de todos e cada um de vocês. Desejo de fato um excelente ano a todos nós e acredito veementemente que 2011 será excepcionalmente bom e realizador para todos nós.
Não se percam de mim!
Voltarei depois de curar todas as ressacas possíveis

Um comentário:

  1. Desculpa pelo atraso para te desejar um feliz 2011. Gosto muito dos teu textos, se possivel escreva mais neste ano que inicia. Deixe um pouco das copias de outros autores e faça parte dessa classe de "autores" de lindo textos. Você escreve bem, coerente é muito agradavel ler. Parabens! DIDI

    ResponderExcluir