sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Ninguém irá contra o povo


Todo apoio à Presidente. Limpeza total!

As circunstâncias raras que levaram Dilma Rousseff à presidência da República lhe dão condições excepcionais para afastar a corrupção e promover a limpeza no governo. Ela deve seu mandato a apenas dois apoios: a Lula e ao povo brasileiro. E o povo quer o fim da corrupção. Quem irá contra a vontade popular?
A trajetória de Dilma é um caso inédito na política brasileira. Chegou a ministra unicamente por seus méritos pessoais, não como “quota” de qualquer partido ou grupo. E por suas virtudes foi lançada candidata e eleita presidente da país. Ela não deve favores a ninguém. A gente governa do jeito que ganhou a eleição. Não precisa se tornar refém de ninguém, não deve o cargo a ninguém. Ela não tem nada a ver com essas estruturas corruptas e corruptoras. Isso lhe dá plenas condições de enfrentar tudo e todos.
O apoio popular é a melhor rede de segurança com que conta a presidenta. O pior que pode acontecer é ela perder o apoio do Congresso. Mas qual apoio é mais poderoso, o do Congresso ou o do povo? E o povo quer a faxina. Quem ousará confrontam esta vontade? Nem os meios de comunicação enfrentam a opinião pública. Com os cidadãos apoiando a presidenta, estão dadas as condições para ela continuar a enfrentar as máquinas corruptoras dentro e no entorno da máquina pública. Dilma terá tanto mais popularidade quanto mais se empenhar em combater a corrupção.
Essa tarefa – que envolve ética, moral, política, cultura – é, porém, mais desafiadora que ações policiais e judiciais. A rede corrupta-corruptora das administrações tem se mantido mesmo nas trocas de governos porque está integrada como parte da própria máquina, montada para servir a grupos e interesses, roubando dinheiro público. Não é de agora, não é porque este ou aquele partido chegou ao governo. Há estruturas corruptas que estão dentro do Estado, nunca saíram, integradas por empresários, fornecedores, servidores do quadro, agentes do Estado. Evidentemente isso se potencializa quando encontra um agente político corrupto.
Quem pode, tem que romper com isso. Dilma pode. Tem todas as condições e está fazendo. O fato de todos os casos de corrupção pública terem sido estourados pela Polícia Federal, órgão do Ministério da Justiça, indica que o governo não tem interesse em acobertar nada. Mesmo com as pressões, ameaças e chantagens, a presidente Dilma vai continuar e vai aprofundar a faxina. Será implacável com a corrupção. E o povo sabe que deve apoiá-la.

Artigo do Deputado estadual Daniel Bordignon, líder do PT na Assembleia Legislativa.
Publicado hoje em Zero Hora,

Nenhum comentário:

Postar um comentário